09/05/2016 - Jesika Mayara
Foi de maneira construtiva e formativa fundamentados no desejo de integração e anúncio da Boa Nova, que membros da Pascom, profissionais da imprensa e estudantes de comunicação se reuniram nesse sábado, 07 de maio, para comemorar o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais na Diocese de Picos, data proposta pela Igreja Católica e comemorada em todo mundo neste domingo, 8, Dia da Ascensão do Senhor.
A programação aconteceu das 8 horas ao meio dia, no Centro de Treinamento Diocesano – CTD, iniciando com um momento de oração coordenada pela Ir. Regiane Maria do Nascimento da Congregação das Filhas do Imaculado Coração de Maria que refletiu o tema “Na arte de comunicar, somos reflexos da Misericórdia Divina”.
Logo após, o Bispo de Picos e Referencial da Comunicação no Regional Nordeste IV, Dom Plínio José Luz da Silva fez um relato histórico sobre o surgimento do Dia Mundial das Comunicações Sociais dando ênfase a mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações.
Sobre a mensagem, Dom Plínio enfatizou: “A Misericórdia é um ato que vem de Deus, é sempre deixar a pessoa atualizada no seu bem estar, na sua dignidade, na sua força total de pessoa humana. Na mensagem o Papa quer que a palavra comunicação feita em palavras ou em gestos ela seja esse ânimo semelhante à misericórdia, não ir ao encontro do outro para aniquila-lo cada vez mais, mas dá ânimo aquele que estar necessitando”.
A seguir, os participantes acompanharam o testemunho de experiências de comunicação relatadas pelos jornalistas Erivan Lima, Ruthy Costa e Sheila Fontenele, com mediação do jornalista Raí Júnior.
Além da iteratividade entre os profissionais e participantes, durante as discussões foi sugerido à realização de um Fórum de Comunicação na cidade de Picos para os empresários local sobre a importância da assessoria de comunicação nas empresas e instituições, bem como a realização de pesquisas que possam diagnosticar o porquê das empresas não investir “mais” em publicidade.
Para o jornalista Erivan Lima, as intervenções dos participantes após as abordagens feitas pelos integrantes da mesa, demostrou o interesse dos presentes no tema proposto pela organização do evento.
O Dia Mundial das Comunicações vem sendo comemorado na Diocese de Picos desde a chegada de Dom Plínio, que acredita no valor da comunicação como instrumento forte para a evangelização e transformação social. “Hoje foi uma manhã muito produtiva, desde o primeiro momento surgiu várias discussões, o bispo fez uma palestra muito enriquecedora abordando o surgimento do dia das comunicações e sua importância não só para a classe dos jornalistas, mas para toda a comunidade, porque a comunicação em si é algo que está inerente a todo ser humano”, afirmou a Jornalista Paula Monize.
Para o Padre Referencial da Comunicação na diocese, Marcos Roberto Vieira, o encontro foi marcante “Quem veio para o encontro veio não só para comemorar, mas também com o desejo de aprender. E aqui destacamos a participação de tantas pessoas que fazem parte deste processo de evangelização por meio dos meios de comunicação. Espero que a partir desse momento essa alegria e vontade de comunicar cheguem a todas as paróquias de nossa diocese de modo que ninguém se sinta excluído ou se exclua no processo de comunicação”, concluiu.
Fonte: Ascom Dp15