25/09/2019 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
O mês de setembro é dedicado às ações de valorização da vida, recebendo a denominação de “Setembro Amarelo”. Em Sussuapara não foi diferente e a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de hoje, dia 25, no Centro de Saúde Municipal, alguma ações voltadas a essa campanha.
Durante as ações realizadas hoje, foi trabalhada a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando sempre enfocar a valorização da vida. A iniciativa buscou reunir as pessoas em uma roda de conversa para debater o tema.
As atividades também marcaram a criação em Sussuapara de uma rede multidisciplinar de atenção à saúde mental, que conta com psiquiatra e psicóloga. Presente no evento, o secretário de Saúde, Naerton Moura, destacou que, por ser um tabu, o tema precisa ser discutido como um caso de saúde pública.
“Nós queremos trabalhar ações em diferentes esferas sociais, buscando promover a saúde mental das pessoas, e mostrar que o assunto precisa ser discutido na sociedade; além de oferecer ajuda para estas pessoas que estão, por exemplo, em depressão, e acabam desenvolvendo pensamentos ruins”, comentou o secretário.
SETEMBRO AMARELO – é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. A cada ano, cresce o número de mortes dessa natureza. Mas de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.