13/05/2016 - Jesika Mayara
Os Terreiros de Umbanda de Picos promoveram na manhã desta sexta-feira (13) uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Os participantes da caminhada se concentraram no 2º Balão do bairro Bomba e em seguida percorreram a avenida Deputado Sá Urtiga, a Estrada de Santos e por último a avenida Getúlio Vargas até a praça Felix Pacheco.
Na praça, usando trajes tradicionais utilizadas durante as cerimônias religiosas, os umbandistas cantaram e dançaram cânticos da religião.
A caminhada foi promovida pela União Umbandista de Picos com apoio da Prefeitura, através da Coordenadoria de Direitos Humanos e Orientação Sexual e Secretaria de Cultura.
De acordo com a presidente da União Umbandista de Picos, mãe de santo Jandira de Iemanjá, o objetivo da passeata é festejar Nossa Senhora de Fátima e protestar contra o racismo. “O nosso objetivo é quebrar o preconceito, a desigualdade, a inclusão pela educação e também um dia de fortalecimento espiritual. É um dia que os umbandistas fortalecem sua fé e fazemos nossas orações e nossas homenagens por todos os benefícios que o mudo espiritual traz para a humanidade”, disse.
Jandira agradeceu ainda a todos que compareceram na caminhada e reiterou que no próximo ano a expectativa é de um público maior.
Fonte: CCOM PICOS