15/10/2019 - Redação
De janeiro a setembro deste ano o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos registrou 52 novos casos de HIV no município.
De acordo com dados do órgão o número é maior que o dobro do registrado durante todo o ano de 2018, ocasião em que se diagnosticaram 24 casos.
“Nós tivemos aumento número de casos de HIV, que compreende os meses de janeiro a junho. Isso se deve a uma maior divulgação das informações, da facilidade dos testes, e também de um maior interesse da população. A nossa demanda é uma demanda espontânea. A pessoa que tem o interesse tem que vir ao CTA para realizar o exame”, disse a coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes.
Após o diagnóstico, o Centro acompanha os pacientes, onde são realizadas consultas e disponibilizado medicamentos. Atualmente 324 pessoas soropositivas de Picos e região são acompanhadas pelo CTA.
Ainda de acordo com a coordenadora, a maioria dos pacientes diagnosticados este ano são homens jovens. “Nos 52 novos casos, 34 são homens, 18 mulheres, destas quatro estão gestantes”.
CTA
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, que atende todos os municípios do Vale do Guaribas, registrou um amento no diagnóstico de casos de sífilis. O Centro realiza exames para o diagnóstico de quatro tipos de doenças, sendo elas HIV, sífilis e Hepatites B e C.