16/05/2016 - Jesika Mayara
O mel piauiense é um dos principais produtos da pauta de exportação do estado e todos os anos se destaca na lista de exportação. Os Estados Unidos são os grandes compradores do nosso produto que tem um preço diferenciado fora do país.
As cidades de Picos e Simplício Mendes são as grandes produtoras de mel no estado. O município de Picos produziu 950 toneladas de mel e faturou mais de R$ 10 milhões com exportação. Os bons resultados são frutos da organização de cinco cooperativas de apicultores na central Casa Apis.
O polo de Simplício Mendes é o segundo maior produtor de mel no Piauí. Lá são 642 associados e a cooperativa beneficia o que eles colhem. No ano passado, mesmo com a estiagem, que prejudica a florada, a cooperativa exportou mais de 400 toneladas de mel, faturamento de R$ 9 milhões. Essa relação com mercado externo é motivo de orgulho.
"Nós trabalhávamos com a agricultura que depende da chuva, mas com a abelha não há essa necessidade”, afirmou apicultor Geraldo Filho.
Fiscais do Ministério da Agricultura fazem vistoria do produto para verificar a pureza do mel. Eles analisam os lacres dos tambores e certificam para exportação.
"Esta é uma exigência do mercado externo que solicita que produto saia dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura. Após a análise é que autorizamos a exportação, mas na verdade, o mel hoje do Piauí é um dos melhores do país por conta da qualidade deste produto", detalhou o fiscal federal, Eduardo Paulino Mota.
Depois de liberado, o mel é embarcado com todo cuidado em container e levado ao posto de Pecém no Ceará de onde segue para o destino final, os Estados Unidos.
Fonte: G1