31/10/2019 - Redação
O deputado estadual Nerinho (PTB), comanda neste final de outubro e início de novembro, a 44ª romaria às cidades-santuário de Canindé e Juazeiro do Norte, situadas no estado do Ceará.
Os romeiros deixaram Picos por volta das 21h30 desta quarta-feira, 30 de outubro, e só retornaram na tarde do sábado, 02 de novembro. Este a frota foi composta por 27 ônibus e uma van, que irão levar mais de 1300 pessoas à peregrinação religiosa. CONFIRA ÁLBUM!
Os romeiros seguiram primeiro para a cidade de Canindé, onde participam das celebrações de São Francisco de Assis. Em seguida, rumam com destino a Juazeiro do Norte para a Festa de Padre Cícero Romão Batista.
O deputado picoense fala sobre a satisfação em manter viva a tradição criada por seu pai, José Neri de Sousa, no ano de 1975.
“São 44 anos de romaria, sem sombra de dúvidas este é um momento de agradecer. Não existe nenhuma promessa da parte do meu pai nem minha, fazemos isso por reconhecimento e gratidão. Se existe uma maneira de agradecer a Deus, Padre Cícero e a São Francisco é dar oportunidade para que as pessoas mais humildes possam ter seu momento de fé e oração, além de agradecer e pedir bênçãos”, disse Nerinho.
Para a Romaria é montada uma estrutura que vai além dos transportes para a viagem, onde é disponibilizado aos fiéis, estadia e comida de forma gratuita.
“Enquanto nós tivermos condições de fazer isso iremos continuar fazendo, peço a Deus que me dê muitos anos de vida para continuar realizando esse trabalho para o povo de Picos e região”, afirmou o deputado.
O ex-prefeito de Picos, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, acompanhou a saída dos romeiros e aproveitou o momento para desejar uma boa viagem e que todos possam ir e vir em segurança.
Historias de fé
A picoense Albertina Joana, participa da romaria há 40 anos, após alcançar uma graça junto a Francisco Santos.
“Sou romeira desde 1977, recebi minha graça e venho todos os anos e enquanto eu suportar viajar eu irei”, disse a devota de São Francisco.
Francisco Railton é pai da pequena Jhennifer Vitoria, ele conta que já participava da romaria antes da sua filha nascer, mas após complicações da sua esposa durante a gestão ele fez a promessa de levar a criança todos os anos ao Canidé, vestida com a bata de São Francisco.
“Minha esposa passou seis meses internada durante a gestão, certo dia roguei a São Francisco pela saúde dela e da minha filha, prometi que se a criança nascesse com saúde e tudo ficasse bem com minha mulher, elas iriam comigo às romarias. No outro dia minha filha nasceu e desde 2014, elas me acompanham”, disse o pai de família.