07/11/2019 - Redação
O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Genilson Sobrinho, informou que até a próxima segunda (11) a Adapi deverá baixar uma portaria liberando o trânsito interestadual de suínos em todo o Piauí, que está proibido desde abril deste ano, quando o estado apresentou vários focos da Peste Suína Clássica (PSC).
Genilson Sobrinho ressaltou que a peste suína está controlada no estado e, nesta quarta (06), já ocorreu a liberação da criação de suínos na cidade de Lagoa do Piauí, a primeira a apresentar foco da doença. A portaria específica de Lagoa do Piauí deve ser publicada na quinta (07).
“Estamos com mais de 90 dias sem amostras com resultado positivo para a doença. A situação está controlada. Não temos amostrar para ser coletado. Até segunda vamos liberar os demais municípios com a publicação da portaria. Enquanto não houver essa portaria não tem como transitar nem criar animal de raça suína, porco ou javali”, disse.
Com a nova portaria, a ADAPI poderá gerar a emissão do Guia de Transporte de Animais voltada para a circulação de suínos e javalis, que estava suspensa. Os criadores precisam do GTA para circular livremente com o animal. Devido a presença dos focos da PSC, os animais saíam das propriedades diretamente para os abatedores cadastrados.
Apesar da liberação da circulação, o Piauí não pode ser considerado livre da doença. “Não somos uma zona livre. Vamos continuar na fiscalização e no acompanhamento. Queremos erradicar por meio da vacinação, mas é caro, precisa de muito investimento, e estamos em discussão com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.
O Piauí, desde o início deste ano, teve mais de 15 focos da doença em todo o território. Os municípios que apresentaram foco da PSC, além de Lagoa do Piauí, foram: Brasileira, Milton Brandão, Murici dos Portelas, Domingos Mourão. Muitos animais foram sacrificados.
Febre Aftosa
O diretor da Adapi aproveita para informar que o Piauí está com a segunda etapa de vacinação contra a Febre Aftosa, que aconteça até o dia 30 de novembro. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos até dois anos de idade. Já a certificação deve ser feita até o dia 15 de dezembro no escritório da Adapi.
Fonte: Cidade Verde