23/11/2019 - Redação
A judoca Sarah Menezes voltou a competir quatro meses depois de uma cirurgia no ombro, e acabou eliminada nas oitavas de final do Grand Slam de Osaka, no Japão. As lutas da categoria meio-leve (até 52kg) aconteceram na madrugada desta sexta-feira (22).
Sarah Menezes venceu o confronto de estreia contra Christianne Legentil, das Ilhas Maurício, com um Ippon restando pouco mais de um minuto para o fim da luta.
No confronto seguinte, a piauiense enfrentou a francesa Amandine Buchard, atual líder do ranking mundial. Foi uma luta equilibrada e muito estudada pelas duas judocas, mas Sarah sofreu um waza-ari restando 49 segundos para o fim, e acabou derrotada.
Mais tarde, Buchard derrotou duas japonesas e conquistou o ouro no Grand Slam de Osaka.
Outra brasileira na mesma categoria, Larissa Pimenta foi superada por duas japonesas - a última delas na disputa pela medalha de bronze.
A participação de Sarah Menezes no torneio rendeu 160 pontos no ranking mundial.
A campeã olímpica de 2012 avaliou o desempenho em seu retorno aos torneios:
- Me senti mais segura, sim! Porém, faltou um pouco mais de confiança. Acho que tudo muito recente... Continuar no caminho.
Próximos desafios
Sarah Menezes volta a competir em janeiro de 2020, quando terá três competições em 30 dias: Grand Prix de Tel Aviv, em Israel; Open de Odilevas, em Portugal; e Grand Slam de Paris, na França.
A sequência pesada de eventos faz parte do esforço para recuperar o tempo perdido pelo afastamento em razão da cirurgia e somar pontos no ranking mundial que, em maio, definirá os classificados para os Jogos Olímpicos.
Fonte: Cidade Verde