19/05/2016 - João Paulo
Por João Paulo Leal – Da Redação
Com o objetivo de ampliar o acesso dos pequenos empresários e empreendedores individuais aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Banco do Nordeste (BNB), que operacionaliza esses recursos de forma exclusiva, designou uma equipe com vários agentes financeiros ao município de Geminiano, onde realizaram na noite de ontem, dia 18, uma reunião bastante concorrida no plenário da Câmara Municipal.
Estiveram presentes o gerente geral da Agência de Picos, Agenor Paulino Trindade, o representante da Superintendência, Licínio Ferreira; o gerente de Negócios, Hedilberto Guimarães; o gerente do CrediAmigo, Ricardo Soares, os agentes de desenvolvimento, Francimar Bonfim, Agivan Luz e José Elízio e ainda Elimar Coelho, do SEBRAE-PI; o ex-prefeito Tony Borges; o presidente da Câmara, Nicolau Moura; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elísio de Moura, o secretário de Administração, Edmilson Borges, a secretária de Educação, Valneide Oliveira, a vereadora Vanusa Moura, dentre outros.
Durante o encontro, os representantes do BNB apresentaram melhor o FNE, que tem por finalidade fomentar o desenvolvimento das microempresas, de empresas de pequeno porte e de microempreendedores individuais, o chamado MEI, nos diversos setores, como industrial, agroindustrial, comercial ou de prestação de serviços. Dando suporte ao evento, o SEBRAE-PI também enviou seu representante, para esclarecer questões relacionadas à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
Após as explanações, foi iniciado o momento de debates, onde os presentes tiveram a oportunidade de expor os planos para seus futuros empreendimentos, como também as dúvidas ainda existentes sobre o acesso ao crédito disponibilizado pelo fundo. Cumprida essa etapa, ficou acertado que o próximo encontro será no dia 10 de junho, na sede da Prefeitura, com os agentes do banco, já para a formalização dos contratos.