19/05/2016 - Jesika Mayara
Dados do Serviço de Atenção a Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVVIS) de Picos apontam que crianças e adolescentes são 80% das vítimas de abuso sexual no município.
Nos quatro primeiros meses de 2016 o Conselho Tutelar de Picos, já registrou sete casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A conselheira, Valtânia Luz, falou as principais ocorrências registradas pelo órgão.
“As ocorrências que atendemos variam, entre elas estão casos de negligência da família, existem também agressões físicas e psicológicas, porém nos temos recebido muito casos de violência sexual. Nos últimos quatro anos o Conselho registrou 52 casos, que estão procedendo judicialmente”, explicou a conselheira.
Valtânia acredita que existam muitos casos, porém, as pessoas ainda têm medo de denunciar. As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, do Conselho Tutelar, do SAMVVIS e da polícia.
“A maioria das pessoas que comete o crime são pessoas do convívio familiar, pessoas em que a família confia. Por isso eu peço aos pais que conversem com os seus filhos, perguntem se alguém chegou a tocá-los, se disse uma palavra ou algo do tipo”, alertou a conselheira.