Picos(PI), 19 de Setembro de 2024

Matéria / Geral

Greve na Adapi: criadores ficam sem certificado de vacinação

Os criadores também enfrentam outros problemas com a paralisação

08/06/2016 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
508383ce55c0974be38ee90bbf36.jpg Paralisação põe em risco classificação do Piauí como estado livre da doença (Foto: Divulgação/Famasul)
508383ce55c0974be38ee90bbf36.jpg Paralisação põe em risco classificação do Piauí como estado livre da doença (Foto: Divulgação/Famasul)

Os servidores da Agência Agropecuária do Piauí- Adapi paralisaram suas atividades desde o dia 18 de maio. Dentre as reinvindicações da categoria estão à exclusão da Adapi na Lei de Enquadramento (Lei 6772 de 18 de março de 2016).

De acordo com o coordenador da Adapi de Picos, Gerlan Vieira de Sousa, a lei prejudica o serviço público e impede que o servidor tenha progressões na carreira.

“Essa lei foi criada para renegociar as dívidias dos estados, mas dessa forma o servidor acaba sendo prejudicado. Outras reinvindicação são as melhorias das condições de trabalho, ocupação dos cargos técnicos por profissionais técnicos e não por indicações politicas”, explicou o coordenador.

Com a deflagração do movimento grevista, a certificação da primeira etapa vacinação contra aftosa está sendo prejudicada. Os criadores não estão conseguindo realizar a certificação do rebanho vacinado.

“O que temos a falar é que o criador compre a vacina, vacine seu rebanho e guarde a nota fiscal. Assim que a greve acabar ele deve procurar a agência da Adapi onde sua propriedade é cadastrada para realizar a certificação”, disse Gerlan.

Sem a certificação o criador está impedido de realizar movimentação do seu rebanho, comprar ou vender animais, comprar milho a baixo custo, além de não conseguir emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), entre outras demandas.

Os apicultores também estão sendo prejudicados, pois nessa época do ano costumam migrar suas colmeias para o Maranhão, com a paralisação o processo migratório está sendo prejudicado, pois os criadores não conseguem emitir o GTA.

“Em Picos apenas um funcionário vem realizando a certificação manual e o atendimento está bastante prejudicado. A Adapi de Picos é composta por dez municípios, destes apenas cinco possuem técnicos em agropecuária onde existe internet em dois municípios”, relatou o coordenador.

 

Facebook