Picos(PI), 23 de Novembro de 2024

Matéria / Nacional

Bolsonaro exonera Maurício Valeixo do comando da Polícia Federal

A exoneração ocorre em meio ao clima de instabilidade entre Bolsonaro e Moro

24/04/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-ae49b71eeb03eb2d37.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-ae49b71eeb03eb2d37.jpg (Foto: Reprodução)

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (24/4). A exoneração é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e publicada no Diário Oficial da União de hoje. Segundo o texto do decreto, a saída de Valeixo foi “a pedido”.

A exoneração ocorre em meio ao clima de instabilidade entre Bolsonaro e Moro. Na quinta, (23/4), o ministro da Justiça chegou a comunicar ao presidente que sairia do cargo caso a demissão de Valeixo se concretizasse.


Entre interlocutores do governo, corre a informação de que a troca está ligada ao desconforto em relação a diligências que apuram uma rede de criação e disseminação de fake news contra desafetos do governo.

O decreto de exoneração não traz o nome do substituto para a chefia da Polícia Federal. Valeixo foi superintendente da PF no Paraná durante a operação Lava Jato, quando Moro era juiz federal responsável pelos processos da operação na primeira instância. O ministro anunciou a escolha de Valeixo em novembro de 2018, antes mesmo da posse do governo Jair Bolsonaro.

 

Fonte: Correio Braziliense

Facebook