08/07/2020 - Redação
Exatamente há 40 anos, o Papa João Paulo II- que se tornou santo em 2014- visitou Teresina, uma das cidades escolhidas durante peregrinação pelo Brasil em 1980. A data foi relembrada no programa Notícia da Manhã que, inclusive, conseguiu localizar a criança que entregou flores ao religioso em sua vinda à Capital do Piauí.
A criança hoje é uma mulher e trabalha como técnica em Enfermagem. Maria Joelma Oliveira tinha oito anos de idade na época.
"Ele me deu um terço que tenho até hoje de lembrança. Me sinto feliz ainda mais por ele ter se tornado um santo. Ele tinha cheirinho de talco", relembra a técnica em Enfermagem.
Em Teresina, a visita do Papa foi transmitida ao vivo pela Rádio Pioneira em parceria com várias emissoras de rádio no Brasil. O trabalho foi coordenado por Dídimo de Castro, radialista da TV Cidade Verde.
"Certo momento, ele disse o seguinte: querido Piauí e piauienses. Uma palavra de esperança, no sentido de que não se deixem abater ou destruir pelas condições atuais, mas conservem sempre acesa a esperança de um amanhã melhor", relembra Castro.
O radialista Joel Silva guarda com carinho as fotos do grande dia. Registros no palanque ao lados dos filhos, o jornalista Joelson Giordani e a médica Elna Amaral.
"Uma enorme faixa no saguão do aeroporto dizia: santo padre, o povo passa fome. Na hora da sua reflexão, ele rezou assim: Pai Nosso, o povo passa fome. Essa foi uma das citações que mereceu destaque", conta Joel Silva.
Papa ganhou chapéu de couro em Teresina
João Paulo II- o Papa mais popular de todos os tempos- desembarcou em Teresina por volta das 10h, do dia 08 de julho de 1980, no aeroporto que se chamava à época Santos Dumont. Ele foi recepcionado pelo governador Lucídio Portella e levado em um carro até a uma multidão que o aguardava ao lado do aeroporto. O veículo era um Ford Galaxie Landau, fabricado em 1980, que continua muito bem conservado e pertence à família Claudino.
A vinda do religioso ao Piauí foi articulada pelo então senador piauiense Petrônio Portella, pelo governador Lucídio Portela e pelo embaixador do Brasil no Vaticano, o piauiense Expedito Resende.
Em Teresina, João Paulo II distribuiu esperança, renovou a fé e ganhou muitos presentes como um chapéu de couro que não coube em sua cabeça. Um dia antes de vir para o Piauí, ele esteve na Bahia onde encontrou Irmã Dulce, que foi beatificada em 2019.
No Brasil, João Paulo II passou 12 dias e percorreu 14 cidades. Ao desembarcar no país, ele foi recebido pelo então presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo e foi seguido por 12 milhões de fiéis que o acompanharam por praças, estádios de futebol e ruas. Mais de 50 milhões de brasileiros assististiram a cobertura pela TV.
Cidade Verde