09/07/2020 - Redação
O receio da infecção pelo novo coronavírus tem impactado diretamente os bancos de sangue de todo país. Dados do Ministério da Saúde mostram que, com medo da contaminação, a população tem doado menos durante a quarentena.
Em Picos também a situação é crítica. Segundo dados do Hemocentro do município, a queda nas doações chega a 60%.
Com esse cenário se repetindo em todo o país, segundo informações oficiais, foi necessário que o Ministério da Saúde transferisse 1,6 mil bolsas de sangue entre os estados brasileiros para atender a demanda somente neste ano.
A assistente social do Hemopi de Picos, Valdênia Leite, afirmou que a unidade tem realizado uma busca ativa dos doadores de rotina.
“Estamos convidando os doadores através de ligações e também dos meios de comunicação. Durante o contato, afirmamos que estamos tomando todas as medidas de segurança. Estamos sensibilizando os mesmos, uma vez que ressaltamos a carência de bolsas de sangue, para suprir as solicitações de transfusões”, disse a assistente social.
Para doar, é preciso realizar um agendamento prévio através do número 3421-0704. Com data e hora agendados, o doador poderá se dirigir ao Hemocentro, usando máscara e obedecendo as regras sanitárias estabelecidas no local.
Ainda de acordo com Valdênia, a maioria das doações têm sido as de reposição, ou seja, para cirurgias eletivas e campanhas.