29/07/2020 - Redação
Políciais Militares lotados no 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) participaram de uma capacitação técnico-profissional ministrada por uma equipe do COPOM da PMPI, com sede no Comando Geral em Teresina, chefiada pelo Major Lebre, a fim de implantar sistemas de informações voltados para a segurança pública nas Companhias destacadas.
A atualização aconteceu nos dias 27 de 28 de julho no auditório do batalhão.
O sistema de informação será implantado nas Companhias Destacadas do 4° BPM com sede nos municípios de Valença, Fronteiras e Jaicós e na 1ª Companhia da sede.
No primeiro dia de capacitação, os policiais militares foram treinados para operar e gerir o sistema de informações (SYSPM), agora em fase de expansão para as Companhias Destacadas - e já operacionalizado na sede desde maio deste ano. Já no segundo dia de curso, o efetivo do Batalhão foi instruído para operar o Sistema Mobile, que, dentre outras várias funcionalidades, possibilita a lavratura do TCO (TERMO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRÊNCIA) com o uso de um TABLET ou CELULAR rapidamente, no local da ocorrência do delito de menor potencial ofensivo, agilizando o preenchimento dos formulários e, consequentemente, o nosso atendimento ao público.
Além de serem uma base sólida de coleta de dados, os sistemas recém-implantados proporcionam destacadamente melhorias na agilidade de atendimento, na alocação do policiamento, na capacidade de fiscalização de cumprimento de métricas e economia, com otimização dos recursos materiais disponíveis, só para exemplificar, dentre outras enormes vantagens.
O comandante do 4° BPM, Major Estanislau Felipe, destacou a capacitação como um avanço para o trabalho policial.
"Este avanço é uma via de mão única, e a Polícia Militar do Piauí, consequentemente o 4º BPM, destaca-se dentre as polícias militares que saem na frente, em termos de Brasil, na busca de soluções que atendem cada vez mais à demanda de uma sociedade que clama por resolutividade eficiente de suas querelas, aliando a isso a possibilidade de se 'fazer mais com menos', com celeridade e economia no emprego dos recursos humanos e materiais", asseverou o Comandante da Unidade, Major Estanislau Felipe.