16/09/2020 - Redação
Uma massa de ar seco em Teresina tem provocado, neste mês de setembro, uma baixa umidade relativa do ar; alguns municípios do Piauí, nesta terça-feira (15), chegaram a registrar 14% de umidade relativa do ar, sendo que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar para ser considerada ideal deve estar entre 50% a 80%.
Além da baixa umidade do ar, as altas temperaturas em setembro, que marca o período popularmente conhecido como “b-r-o-bró”, tem levado os moradores do Piauí a expressar o desconforto ao vivenciar essa dupla.
Os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) constatam que o município de Bom Jesus, nesta terça-feira (15), registra 14% de umidade relativa do ar. Em Teresina, a unidade relativa do ar está em 19% e temperatura de 37,7°C. Em Picos o indíce registrado é de 25%.
A meteorologista Sonia Feitosa, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, comenta que a baixa umidade do ar e as altas temperaturas devem continuar pelo menos até o mês de outubro.
“O centro de altas pressões posicionado sobre a região central do país, no qual uma massa de ar seco – posicionado sobre o estado do Piauí há vários meses – está com uma intensidade maior no decorrer desse mês de setembro, que deve permanecer nessas condições de cair ainda mais a umidade até outubro, quando ocorre o retorno das chuvas”, diz.
Quarta
O INMET prevê para quarta-feira (16) em Teresina o tempo parcialmente nublado com temperatura mínima de 22°C e temperatura máxima de 38°C, com umidade relativa do ar em 22%.
Fonte: Cidade Verde