19/02/2021 - Jesika Mayara
Por volta das 20h50 desta quinta-feira, 18 de fevereiro, populares acionaram o Corpo de Bombeiros, após o surgimento de dois jacarés no bairro Junco, às margens da BR 316.
Segundo o tenente Eduardo, um dos animais estava dentro de uma residência e o outro às margens da rodovia federal.
“Durante a ocorrência os bombeiros verificaram que nenhuma pessoa foi machucada e os mesmos utilizaram técnicas apropriadas para conter os repteis. Eles eram pequenos e mediam cerca de um metro de cumprimento, cada um. Eles foram soltos em seu habitat natural, em segurança e sem machucados”, disse o tenente.
Ainda de acordo com Eduardo, o surgimento de animais silvestres em meio a zona urbana é decorrente do crescimento de edificações em pontos de habitat natural desses animais.
“Outra questão é que as estradas absorvem o calor e esses animais são pecilotérmicos, ou seja, não produzem calor e procuram locais secos e úmidos, como as pistas, que passam o da recebendo o sol”, ressaltou o bombeiro.
Em caso de surgimento de animais silvestres, em especial jacarés, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros, não devendo tentar imobilizar os mesmos. No caso do jacaré, o animal, que sai para caçar pode morder e, dependendo do porte da pessoa e da área atingida, pode resultar em amputação de membros.