14/06/2021 - Redação
Durante todo esse mês de Junho acontece o movimento nacional conhecido como Junho Vermelho e hoje, dia 14 de junho, é comemorado o "Dia Mundial da Doação de Sangue" que tem como objetivo conscientizar toda a população sobre a importância da doação de sangue.
Desde o início da pandemia, as doações diminuiram drasticamente o estoque de bolsas de sangue. Por isso, os hemocentros de cada cidade vêm realizando ações e campanhas para elevar o número de doações e voluntários.
A exemplo disso, o Hemocentro de Picos está funcionando diariamente de 8 às 17 horas e por agendamento através dos telefones: (89) 3421-0704 e (89) 98801-1717. O Hemocentro fica localizado ao lado do Hospital Regional Justino Luz.
Em entrevista, a coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, informa que a unidade de Picos atende municípios de toda a macrorregião e as doações têm sido insuficientes para a demanda:
“Hoje, em todos os hemocentros, a gente avalia uma queda de mais de 60% nas doações. O Hemocentro antes da pandemia tinha a necessidade de receber 380 a 420 bolsas de sangue por mês, no mínimo. Hoje, a unidade não passa de 200 doações.. A gente não pode esquecer que não é só esse momento, existe a preocupação quanto à covid-19, mas muitas pessoas, essas pessoas que precisam de tratamento como a hemodiálise, transfusões de sangue diárias; elas não deixaram de precisar, mesmo com a covid-19, elas continuam precisando, e o hemocentro de Picos atende até 50 municípios da região. O hemocentro fica na espera desses doadores, principalmente pela nossa necessidade de manter o nosso estoque para poder atender toda essa demanda”.
Para fazer a doação de sangue, é necessário levar um documento com foto e é importante que o voluntário não tenha sintomas gripais. Os demais requisitos são: estar em boas condições de saúde; ter idade de 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).