Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

Piauí recebe 89 mil doses de vacinas da Janssen, Pfizer e Aztrazeneca

Janssen serão 27.250 doses; Pfizer 19,690 doses e AstraZeneca 42.250 doses

04/07/2021 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-13c4380f49d69b4d86.jpg Depósito de vacinas em Teresina - Piauí (Foto: Governo do Estado do Piauí)
P40G-IMG-13c4380f49d69b4d86.jpg Depósito de vacinas em Teresina - Piauí (Foto: Governo do Estado do Piauí)

 

O Estado do Piauí recebe a segunda remessa de vacinas da Janssen serão 27.250 doses. No mesmo dia também serão recebidas no Piauí 19.890 doses da Pfizer e 42.250 vacinas AstraZeneca, totalizando 89.300 doses.

Todos os municípios do Piauí vão receber doses da Janssen e os demais imunizante. “Mais um lote desta vacina que só precisa de uma dose chega ao nosso estado e nos ajuda a imunizar com mais celeridade nossas população. Pedimos aos municípios que assim que receberem, estas doses, apliquem o mais rápido possível” ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

 

Além de ter se mostrado segura e eficaz e ter a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o final de março, a vacina da farmacêutica Jhonson & Jhonson, traz uma vantagem importante: ao contrário dos outros imunizantes já em uso, ela precisa de apenas uma dose para a imunização completa.

“Isso amplia o número de pessoas que pode ser protegida e facilita todo o processo, uma vez que não há necessidade de voltar ao posto de saúde após algumas semanas para completar o esquema vacinal. Porém, aqueles que já tomaram as doses das outra vacinas que precisam de duas necessitam voltar aos postos de saúde nas datas estabelecidos pelos municípios e completar seu esquema” lembra o gestor.

 

As vacinas da Janssen e da Pfizer serão distribuídas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite. Sendo 50% para a população em geral de 18 a 59  anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde. 

Já as doses da vacina FioCruz AstraZenca serão utilizadas para a segunda dose de 6% do grupo de 60 a 64 anos contemplado na pauta 16-A e para 7,3% do público com comorbidades e pessoas com deficiência permanente inseridas também na pauta 16-A. 

“É de suma importância que a população possa completar o seu ciclo de imunização tomando a segunda dose.Por isso pedimos a você que na data marcada volte ao posto de vacina, ou ao local determinado pelo seu município e tome o seu reforço, só assim conseguimos vencer a pandemia da Covid-19”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Facebook