22/04/2022 - Jesika Mayara
Com as chuvas as barragens e o rio Guaribas tem atraído visitantes, seja para pescas ou para momentos de lazer. O Corpo de Bombeiros alerta à população sobre os riscos de afogamento nessas áreas.
De acordo com o comandante da companhia destaca do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Rangel, o afogamento é um dos acidentes mais graves registrados no país e podem ser evitados desde que as pessoas tomem os devidos cuidados.
“O Corpo de Bombeiros orienta que quando se for fazer o uso deste tipo de lazer é preciso evitar a ingestão de bebida alcoólica, pois a mesma diminuiu a coordenação motora, o que pode causar afogamento ate em que sabe nadar bem. A orientação é que o banho seja feito antes da ingestão”, ressaltou o comandante.
Em casos de pesca, é preciso tomar cuidado ao entrar na água, principalmente sozinho. Outra recomendação é não entrar em rios com correnteza e em caso de barragens, não mergulhar em áreas que ultrapassem a altura da cintura, pois é uma altura de segurança.
“Quando se levar crianças é preciso dedicar 100% do tempo na mesmas e não as deixarem sozinhas. Se forem banhar com as mesmas a profundidade não deve passar da cintura da mesma, além disso é preciso fazer uso flutuação, como os flutuadores de espuma, em especial os que encaixam no tronco das mesmas”, disse Rangel.
Ainda de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, em caso de uso de embarcações é necessário o uso de coletes salva vidas e habilitação junto a Marinha, no caso dos condutores.