14/07/2022 - Jesika Mayara
Foi reinaugurado na manhã desta quinta-feira, 14 de julho, as instalações do Instituto Médico Legal (IML), em Picos. A unidade irá atender à população do centro-sul do estado e acelerar as demandas de exames cadavéricos ocasionados por mortes não naturais.
O núcleo fica localizado em um anexo do Hospital Regional Justino Luz e conta com recepção, sala de exames e sala de resíduos. No local atuarão três médicos legistas.
A unidade havia sido desativada, após um parecer da Justiça do Trabalho há alguns anos.
Para o delegado regional da Polícia Civil, Rodrigo Moraes, o início das atividades em Picos irá contribuir com o trabalho investigativo da polícia e diminuirá a espera das famílias pelos laudos cadavéricos.
“Nós sabíamos do sofrimento das famílias de ter que ir a Floriano, Teresina, acompanhar um corpo. Na verdade, o que eles querem é apenas receber um laudo cadavérico e poder velar seus parentes. Havia uma decisão judicial do Ministério do Trabalho que impedia que os laudos cadavéricos fossem feitos aqui. Com a inauguração, essa nova estrutura vai possibilitar a realização dos procedimentos”, disse o delegado Rodrigo Moraes.
O secretário de Estado de Governo, Antônio Rodrigues Neto, que na ocasião representou a governadora Regina Sousa, afirmou que esta é uma reivindicação antiga da população.
“É uma reivindicação antiga da cidade de Picos, uma cidade polo da região precisava de um IML em melhores condições. É com muita alegria que entregamos essa obra para a população”, disse o secretário.