05/12/2022 - Jesika Mayara
O Brasil joga contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo nesta segunda-feira (5). O jogo acontece às 16h, por isso os órgãos públicos, bancos, o comércio vão funcionar em horário diferenciado.
O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI) informou que nos dias de jogos do Brasil as empresas do comércio funcionarão de acordo com suas conveniências. Se optarem por fechar, os trabalhadores precisarão compensar as horas não trabalhadas. Mas, ficará a critério de cada empresa. Alguns supermercados, por exemplo, estão fechando 30 minutos antes do jogo, e reabrem após o final da partida.
Órgãos estaduais
A governadora Regina Sousa (PT) assinou um decreto liberando servidores públicos dos órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do Poder Executivo com uma hora de antecedência nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Portanto, os servidores ficam liberados às 15h para acompanhar o jogo da seleção.
Órgãos federais
O expediente em órgãos federais, como as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Receita Federal, será encerrado às 14h nesta segunda-feira. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas até 31 de maio de 2023.
Bancos
Como o jogo está programado para acontecer às 16h, os bancos funcionarão das 9h às 14h.
MPT, TJ e TRE
Para o Ministério Público do Trabalho expediente interno e atendimento ao público externo será normal, até às 14h.
No Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral ficou determinado que nos dias em que os jogos ocorrerem às 16h, o expediente se encerra às 14h.
Cidade Verde