Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Reencontro dos Amigos da Pracinha será realizado em Picos

11/01/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-ac76d54f65d31783db.jpeg (Foto: Mateus Silva)
P40G-IMG-ac76d54f65d31783db.jpeg (Foto: Mateus Silva)

A praça Josino Ferreira, que atualmente faz parte do centro comercial de Picos, onde se localizam os mais diferentes estabelecimentos comerciais, já foi uma praça familiar, ao seu entorno residiam inúmeras famílias na década de 70 e 80.

As residências deram espaço aos empreendimentos. A saudade da época em que a Josino Ferreira era palco de encontros diários entre grupos de amigos que residiam nas imediações do local.

O reencontro teve início há algum tempo através de um grupo de WhatsApp, onde os amigos da época relembravam o período e estreitavam os laços.

O grupo foi criado pela picoense Fabrícia Cesár, que explicou que surgiu a ideia do encontro presencial, que recebeu o nome de “Reencontro dos Amigos da Pracinha”.

“Eu e uma das amigas começamos com um grupo, fomos adicionando os amigos, conversando, foram 6 meses de conversa até que conseguimos reunir quase 60 amigos. Irão participar amigos que não moram mais aqui, vão vir de Teresina, Piripiri, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo”, disse Fabrícia.

O reencontro acontecerá no dia 21 de janeiro. A programação conta com missa, momento de fotos na praça e jantar.

Rossandra Ribeiro, que também é uma das mobilizadoras do evento, relembrou a época vivida por um grupo de adolescentes cheios de euforia.

“Entre as ruas e avenidas se percebia a leveza da juventude, sem pensamentos inapropriados. Nada maculava os pensamentos dos jovens adolescentes daquela época. Todos cheios de vida ao passo de um dia ativo de brincadeiras e encantos, alguns provenientes da rua Malva, outros da rua do Cantinho, da rua Mariana, rua Monsenhor Hipólito e 3 de Maio. Cada um com uma referência diferenciada formavam rodas e brincavam na Praça Josino Ferreira, deliciando o picolé de Zé do Alho, os pasteizinhos de vovó Celecina, os bolos fritos de Dona Paixão”, disse a professora que atualmente reside em Brasília.

Ainda segundo Rossandra essa história de amizade triunfa e ressurgiu cheia de vontade de dar e receber aquele abraço apertado e um suspiro dobrado.

Facebook