25/01/2023 - Jesika Mayara
A prefeitura de Simões realizou o o seminário municipal do Projeto Pecuária Sustentável e Geração de Renda na comunidade Maria Preta. Na oportunidade, estiveram presentes as famílias atendidas pelo projeto, representantes das associações comunitárias Belmonte e Veredão; o secretário municipal de meio ambiente, Raimundo Leite, e sua equipe; além de membros da ONG Chapada, os técnicos de campo Luan Nunes e Amanda Modesto, e também o coordenador geral da instituição, Tales Matos.
O encontro teve o objetivo de celebrar o encerramento das atividades do projeto e avaliar as ações e os resultados já alcançados junto às famílias do município. Dentre elas, se destaca as instalações dos bancos de proteína, os plantios de palma forrageira, as capacitações em agroecologia, produção de mudas e manejo sanitário e alimentação, dia de campo sobre e manejo sanitário e alimentação animal, além das visitas de assessoria técnica e extensão rural (ATER).
Durante o trabalho, as famílias envolvidas puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre sanidade animal, controle de anemia, manejo reprodutivo, manejo alimentar, produção de alimentação com plantas da caatinga na produção de feno de favela, mata pasto, flor de seda, utilização do cartão famacha, entre outras temáticas e atividades relacionadas ao universo da criação animal sustentável.
A Feira da Agricultura Familiar na comunidade Maria Preta foi inaugurada com o intuito de fomentar a economia local e escoar a produção das famílias. Ainda pudemos avaliar os resultados alcançados e propomos melhorias, no sentido de avançar na parceria com a gestão municipal.
O seminário finalizou com a entrega de uma forrageira equipada com um reboque e um motor a gasolina. Na ocasião, foram discutidos os direitos e deveres de cada um e a gestão desses equipamentos. A ideia é garantir que os equipamentos cumprirão com o seu papel de fortalecer o trabalho na agricultura familiar, assim como os outros insumos doados, as sementes de leucena, moringa, gliricídia, sacos de mudas, sacos de silagem, raquetes de palma forrageira e um rolo de tela para dar suporte na implantação dos bancos de proteína.
Além disso, também houve a entrega de cinco mudas frutíferas para enriquecer o quintal produtivo das famílias rurais.