Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Advogado Igor Cavalcante disputa vaga de juiz do TRE-PI

Pleno do Tribunal de Justiça escolherá a lista tríplice que será submetida ao presidente da Republica, que por sua vez definirá quem ocupará a cadeira do TRE-PI pelos pr

24/03/2023 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7abd43eaee6069b3e2.jpg (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-7abd43eaee6069b3e2.jpg (Foto: Divulgação)


Por João Paulo Leal – Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou no início deste mês o Edital Nº 63/2023 para formação de lista tríplice que definirá o novo Juiz Jurista daquela Corte. A vaga será aberta em virtude da saída de Thiago Mendes de Almeida Férrer, juiz titular da classe de Advogados.

Encerrado o prazo de inscrições, 12 advogados colocaram seus nomes na disputa pela lista tríplice, que será escolhida pelos 20 desembargadores que formam o pleno do Tribunal de Justiça do Piauí. Dentre esses 12 está o advogado Igor Ribeiro Cavalcante. 

O causídico exerce a advocacia há mais de 10 anos, um dos requisitos para concorrer à vaga, tendo sido também nesse período vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI e membro das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Segurança Pública. Atualmente ele é membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da referida ordem, tendo ainda especialização em Direito Penal e Processo Penal. 

Na gestão pública, também exerceu os cargos de assessor jurídico da Secretaria Estadual de Cultura; da Câmara Municipal de Bom Jesus e de vários hospitais regionais do sul do Estado, além de diretor administrativo da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares. Atualmente realiza pós-graduação em Direito Eleitoral pela Universidade Federal do Piauí.

Caso integre a lista tríplice após os escrutínio dos desembargadores, Igor Cavalcante terá seu nome, junto com outros dois postulantes, levado à apreciação do presidente da República, Lula da Silva, que por sua vez, escolherá o novo juiz da Corte Eleitoral Piauiense. Nesse processo, entra também no jogo de escolha a influência das principais forças políticas do Estado, desde o governador Rafael Fonteles, ao ministro Wellington Dias, passando ainda pelos deputados federais e senadores do Estado.

Confira a relação dos 12 postulantes que participarão do processo de escolha da lista tríplice:

01 - Marcelo Leonardo Barros Pio

02 - Igor Ribeiro Cavalcante

03 -Edvar José dos Santos

04 -Leandro Cavalcante de Carvalho

05 - Sergio Henrique Gonçalves Honório

06 - Guilardo César Medeiro Graça

07 - Auderi Martins Carneiro Filho

08 - José Maria de Araújo Costa

09 - David Oliveira Silva Júnior

10 - Frederico Nunes Mendes de Carvalho Filho

11 - Carlos Douglas dos Santos Alves

12 - Luiziane Bruno Santos

Facebook