26/03/2023 - Redação
Com 15 anos de experiência no Direito, o advogado e procurador jurídico da Faculdade R.Sá, Auderi Martins Carneiro Filho, entrou na disputa pela vaga de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Auderi, que também exerce o cargo de Secretário Geral Adjunto da OAB – Seccional do Piauí, informou que decidiu concorrer ao TRE devido ao trabalho desempenhado nos últimos anos em favor dos advogados na região de Picos.
Ele lembrou que em 2015 trabalhou em favor das eleições dos advogados Chico Lucas, que concorreu à presidência da OAB do Piauí, e Andreya Lorena (sua sócia), que concorreu à presidência da Subsecção de Picos. “Desde então, estamos sempre à frente dos quadros da OAB estadual, seja através de mim, Auderi, seja através da Dr. Andreya Lorena; e aqui em Picos, na Subsecção, apoiamos e ajudamos a eleger o Dr. Maycon Luz”, lembrou.
Auderi Martins participou do Conselho Secional da gestão do Chico Lucas, enquanto Andreya Lorena ocupou uma vaga no Conselho Federal da OAB – a primeira advogada do interior do Piauí a ocupar esse cargo. “E agora nós somos o primeiro representante da advocacia do Piauí na diretoria da OAB/Piauí, então em razão desse trabalho há muitos anos em favor da advocacia, entendemos que era hora de colocar a advocacia no Tribunal Eleitoral do Piauí”, declarou.
Prerrogativas
Para concorrer a uma vaga de juiz eleitoral do TRE, o advogado precisa ter pelo menos 10 anos de carreira. Quando surge uma vaga, o TRE comunica ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) com antecedência de 90 dias, em seguida o edital é publicado para que os advogados possam concorrer.
O período de inscrições se encerrou na última quarta-feira (22).
Após a efetivação das inscrições e com a lista dos candidatos em mãos, os desembargadores do Tribunal de Justiça realizam uma eleição para escolha do novo juiz eleitoral. Três nomes são selecionados, formando uma lista tríplice. Essa lista então é encaminhada para Brasília – DF, onde o presidente da República Luís Inácio Lula da Silva (PT) fará a escolha do advogado que ocupará o cargo de juiz eleitoral.
O novo juiz eleitoral do TRE ocupa o cargo por um mandato de dois anos, que pode ser renovado por mais dois anos. Doze advogados estão na disputa pela vaga.
Carreira
Auderi retirou a sua primeira carteira da OAB em 2008, no Ceará, seu Estado de origem. Em 2011 ele transferiu a sua OAB para o Estado do Pará, onde exerceu o cargo de defensor público. No ano de 2013 ele pediu exoneração do cargo no Pará e transferiu a sua OAB para o Piauí, com o objetivo de exercer a advocacia por aqui.
O peso do cargo
O advogado Auderi Martins ressaltou que o peso da advocacia nos Tribunais Regionais Eleitorais é bem forte, uma vez que dos sete membros da Corte Eleitoral, dois são oriundos da advocacia. “Então, ele (o advogado) espelha uma maior representação da sociedade, pois no final o advogado é o representante da sociedade junto ao Poder Judiciário levando as suas demandas, então esperamos bem representar a advocacia e a sociedade”, frisou.
Auderi ressalta ainda que a sua candidatura também ganha peso por representar a advocacia do interior do Piauí e por estar inserida numa região que concentra 60 municípios, o que equivale a 30% dos municípios do Estado.
O processo
Sobre o processo para a sua escolha para juiz eleitoral, Auderi informou que tem conversado com os demais advogados, com os desembargadores, divulgando seu currículo, além do diálogo com os representantes políticos em Brasília.
“Estamos diante de um desafio, principalmente em razão de sermos militantes e residentes do interior, mas é importante entender que isso abre alguns espaços de representatividade necessária nas esferas de poder, e estamos buscando, conversando bastante, e fielmente acredito que terei êxito nesse pleito”, frisou.
Biografia
Auderi Martins é natural de Fortaleza – CE. Ele possui mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e atua no âmbito do direito empresarial, educacional e público.
Ocupando o cargo de Secretário Geral Adjunto da OAB/Piauí, ele destaca a conquista da nova sede da OAB de Picos cuja inauguração deve ocorrer em agosto. O prédio ficou orçado em mais de R$ 1 milhão. “Então, da minha parte não busco uma participação meramente decorativa, se estou colocando meu nome à disposição é para dar um respaldo, é para dar essa representatividade para a advocacia da região também”, declarou.
Auderi é casado com a vice-diretora da Faculdade R.Sá, Roberta Mara de Deus Urtiga, com quem possui duas filhas.
Fonte: Boletim do Sertão