03/04/2023 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (2), dois alertas, laranja e amarelo, para chuvas intensas em Teresina, Parnaíba e outras cidades do Norte do Piauí. Os avisos tem duração até segunda-feira (3).
De acordo com a previsão, nas cidades com alerta laranja (veja a lista abaixo) deverá cair chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). O Inmet alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para as cidades com alerta amarelo, a chuva deve ser entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Segundo o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
De toda forma, o órgão orientou que em caso de rajadas de vento não se deve procurar abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Alerta laranja
Alerta amarelo
Fonte: G1 Piauí