19/07/2023 - Jesika Mayara
Com o tema “Gratidão”, extraído do livro bíblico Salmos 116, o município de São José do Piauí comemorou, nesta terça-feira, 18 de julho, o Dia Municipal do Evangélico. O evento foi organizado pelas igrejas evangélicas com o apoio da Prefeitura Municipal.
Dentre os objetivos, cultuar a Deus, promover o congraçamento das igrejas evangélicas, independentemente da sua denominação, incentivar a espiritualidade e homenagear aqueles que seguem esta vertente da doutrina cristã, que em São José do Piauí representam expressiva parcela da população.
A data foi instituída em 2013, por meio de um Projeto de Lei de autoria do então vereador Manoel Nelson, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Desde então, a data foi inserida no calendário oficial de datas e eventos do município.
A programação teve início ainda pela manhã, com um momento de oração nas respectivas igrejas. À tarde, na Câmara Municipal, foi realizada uma sessão solene em alusão ao Dia Municipal do Evangélico.
O evento solene reuniu autoridades, dentre estes o presidente da mesa diretora da Casa, Manoel Inácio, os vereadores Antônio Gabriel, Pabllo Alencar, Edilson Cavalcante, Laécio Cruz, Valdimiro Santos, Josiel Mendes e Clenilde Bezerra, o prefeito Admaelton Bezerra, o vice-prefeito Joseidney Bezerra, além de líderes evangélicos e a comunidade.
Na tribuna, as autoridades enalteceram o papel exercido pelas igrejas evangélicas na construção de uma sociedade mais justa, e prestaram homenagens.
“A sessão é uma homenagem da Câmara Municipal, de todos nós vereadores, para os evangélicos do nosso município. As igrejas fazem um trabalho importante aqui em São José, pregando a palavra de Deus, cuidando das pessoas. Sem as igrejas tudo seria mais difícil. A gente tem que reconhecer e valorizar.”, disse Manoel Inácio, presidente da Câmara.
Durante a sessão, momento louvor, com a cantora Roberta Borges, e de oração, conduzidos pelos pastores Agenor Pacheco, da Assembleia de Deus de Madureira; Roberto Borges, da Assembleia de Deus Ministério de Belém; e Eurípedes Vasconcelos, da Primeira Igreja Batista.
Em seguida, aconteceu a Marcha para Jesus. A mobilização cristã partiu da Câmara Municipal, percorrendo várias ruas e avenidas, declarando que Jesus é o senhor da cidade.
No percurso foram realizadas paradas para oração pelas famílias, pelas autoridades e por toda a comunidade.
A Marcha encerrou na praça de eventos, onde aconteceu o culto do Dia Municipal do Evangélico com a participação de um expressivo número de pessoas de São José e de outros municípios da região, líderes religiosos e autoridades.
Os pastores das três igrejas envolvidas na organização – Assembleia de Deus de Madureira, Assembleia de Deus Ministério de Belém e Primeira Igreja Batista – além de pastores convidados, realizaram momentos de oração.
Também foram realizados momentos de louvor, com destaque para o show gospel com a cantora Eula Cris, de Recife-PE, um dos novos talentos da música evangélica pentecostal e de grande sucesso no Norte e Nordeste do Brasil.
O pregador oficial do culto foi o teólogo Hugo Guimarães, esposo de Eula Cris.
O prefeito Admaelton Bezerra, que participou de toda a programação, definiu o Dia do Evangélico como uma data muito importante e representativa no município, tendo em vista os seus objetivos, de homenagear a população evangélica e, sobretudo, de orar a Deus, de pregar o evangelho. “É um dia muito especial para nós são-joseenses.”, disse.
Essa é a primeira vez que o evento comemorativo é realizado na gestão do prefeito Admaelton. “Devido ao período pandêmico, não foi possível nos anos anteriores, mas para esse ano, nós unimos forças com as igrejas, nos organizamos e realizamos o maior evento evangélico do município em homenagem a população evangélica e para Deus.”
O vice-prefeito Joseidney Bezerra, que é evangélico, expressou sua alegria e satisfação em comemorar o Dia do Evangélico de forma tão grandiosa. “Gratidão a Deus. Tudo o que está acontecendo é uma bênção do céu. É o trabalhar de Deus, a mão de Deus em nosso município. Ele vem nos ajudando. E esse dia é de suma importância para o nosso município. É um dia especial para a gente orar, honrar e gratificar a Deus.”
O pastor Roberto Borges afirmou que este foi o melhor Dia do Evangélico que já aconteceu em São Jose do Piauí. “O prefeito Admaelton prometeu e fez além do que havia prometido. Ficou marcado. Uma festa muito boa e nós estamos muito felizes.”
O pastor destacou, também, o trabalho conjunto realizado pelas igrejas. “Isso demonstra a união, o amor, a quebra de barreiras e preconceito entre uma igreja e outra. Quando existe união, existe mais resultado positivo. Esse evento é uma demonstração clara do que estou falando.”
Fonte: Cidades na Net
Fotos: Cidades na Net e Gelimar Moura