Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Forte onda de calor pode trazer risco de morte por hipertermia no Piauí

25/08/2023 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-5d5a34c7c0ca939427.jpg (Foto: Cidade Verde)
P40G-IMG-5d5a34c7c0ca939427.jpg (Foto: Cidade Verde)

A forte onda de calor pode trazer risco de morte por hipertermia no Piauí. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho que indica grande perigo para o fenômeno atmosférico caracterizado pelo aumento anormal da temperatura. No Piauí, 196 cidades, incluindo a capital Teresina, podem ser afetadas. 

O alerta iniciou na manhã desta sexta-feira (25) e segue até às 18h da sexta-feira (28). Neste invervalo de tempo, a previsão é de temperatura 5ºC acima da média por um período maior do que cinco dias. 

"Com o alerta vermelho, eles veem essa possibilidade principalmente para bebê recém-nascido e idoso. No Piauí já estamos acostumados com essa condição atmosférica, mas é sempre bom fazer o alerta para a população evitar ficar em locais expostos ao sol, uma vez que a umidade está muito baixa e a temperatura muio elevada. Não significa que uma pessoa vai morrer, mas essas condições potencializam os riscos para esse grupo", explica a climatologista Sara Cardoso. 

A hipertermia é caracterizada por um aumento drástico da temperatura corporal central que apresenta-se acima de 40 ºC e tem como uma das causas a exposição a calor excessivo. Entre os sintomas estão dor de cabeça, tontura, fraqueza, irritabilidade, produção excessiva ou falta de suor, entre outros.

Sara Cardoso explica que o fenômeno anormal deve ser sentido mais em cidades do Sudoeste Piauiense como Gilbués, Alvorada do Gurgueia, Corrente, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, bem como em municípios do Sudeste. "A população deve ficar atenta à possibilidade dessas ocorrências", reitera a climatologista. 

Já a  umidade relativa do ar deve ficar entre 12% a 20% em 90 municípios localizados, principalmente na região Sul, com risco de incêndios florestais e à saúde, podendo causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Neste caso, o alerta do Inmet é laranja que representa perigo. 

A recomendação é que se beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas ao ar livre até 20h, assim como se deve evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, e é importante usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.

 

Cidade Verde


 

Facebook