07/05/2024 - Jesika Mayara
Na última segunda-feira, 06 de maio, a Prefeitura de Sussuapara, por meio da Secretaria de Saúde, coordenou o transporte e atendimento de pacientes para participarem do mutirão de catarata realizado na Policlínica de Picos. Esta ação faz parte de uma iniciativa conjunta entre o Governo do Estado do Piauí e os municípios da região, visando oferecer tratamento oftalmológico acessível à população.
Os pacientes de Sussuapara foram submetidos a uma triagem para avaliar a necessidade de intervenção cirúrgica. O mutirão, que contempla 26 municípios da região de Picos, está estruturado em duas etapas distintas: a primeira consiste na triagem, conduzida na Policlínica de Picos, onde os pacientes podem confirmar a suspeita de catarata. Nesta fase, aqueles que necessitam de cirurgia são agendados para o procedimento, que ocorre na segunda etapa, no Hospital Regional Justino Luz, também em Picos.
Ao todo, 105 pacientes de Sussuapara foram beneficiados, divididos em grupos que passaram pelo mutirão nos dias 05, 06, 09 e 10 de maio. Acompanhados pela coordenadora da Atenção Básica, Thais Barros, e pela técnica de enfermagem, Liliane Moura, os pacientes receberam atendimento integralmente gratuito, com a Prefeitura arcando com os custos de transporte e alimentação.
O Naerton Moura, gestor municipal, ressaltou a importância da iniciativa, destacando a prioridade dada à saúde em sua gestão.
“Este mutirão de catarata é mais um passo importante na nossa missão de garantir saúde e bem-estar para todos os cidadãos de Sussuapara. Investir na saúde é prioridade na nossa gestão, e ver tantos pacientes sendo beneficiados de forma gratuita nos enche de orgulho. Continuaremos trabalhando incansavelmente para oferecer serviços de qualidade e acessíveis a todos os nossos munícipes”, enfatizou.
A secretária de Saúde, Rayla Leal, enfatizou a relevância do tratamento da catarata, uma das principais causas de cegueira reversível no mundo.
“Estamos muito satisfeitos em participar deste mutirão de catarata, que representa um avanço significativo na promoção da saúde ocular em nossa região. A catarata é uma condição que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, e oferecer esse tratamento de forma acessível e gratuita é fundamental”, disse.
Segundo informações da direção da Policlínica de Picos, o mutirão na região do Vale do Guaribas teve início em 03 de maio e seguirá até 11 de maio, com a expectativa de beneficiar cerca de 3.000 pessoas. Esta ação representa um esforço conjunto para promover o acesso à saúde ocular e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da região.
Catarata
A catarata é uma condição ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. Isso resulta em visão turva, embaçada e, eventualmente, leva à perda progressiva da visão se não for tratada. A catarata é uma das principais causas de cegueira evitável em todo o mundo e pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em idosos.
O tratamento mais eficaz é a cirurgia de remoção da catarata e substituição do cristalino opaco por uma lente artificial, restaurando assim a visão. É importante realizar exames oftalmológicos regulares para detectar precocemente a catarata e evitar complicações visuais graves.
Cidades na Net