07/08/2024 - Jesika Mayara
A Seleção Brasileira Feminina de Futebol garantiu sua vaga na final dos Jogos Olímpicos de Paris com uma vitória de 4 a 2 sobre a Espanha nesta terça-feira (8). Um dos destaques da partida foi a piauiense Adriana Maga, que marcou o terceiro gol da equipe aos 70 minutos do segundo tempo.
Adriana Maga, natural do Piauí e jogadora do Orlando Pride, marcou o terceiro gol brasileiro em um contra-ataque rápido, Priscila recebeu lançamento de Yayá pela esquerda e cruzou para Adriana, que cabeceou no travessão. No rebote, Gabi Portilho ajeitou de cabeça e Adriana completou de "peixinho" para o fundo do gol.
O Brasil jogou sem Marta, que cumpriu dois jogos de suspensão pela expulsão na fase de grupos. A CBF tentou retirar a punição, mas o pedido foi rejeitado. Marta assistiu à partida das arquibancadas do Vélodrome.
Como foi o jogo?
O jogo começou com o Brasil mostrando seu potencial ofensivo. Aos 5 minutos, a seleção brasileira aproveitou um erro da goleira espanhola, Cata Coll. Em uma tentativa de chutão, a bola desviou em Priscila, bateu na zagueira Irene Paredes e entrou no gol, colocando o Brasil em vantagem.
Após o gol, o Brasil continuou pressionando e criou várias oportunidades. Gabi Portilho teve uma chance clara para ampliar o placar, mas seu chute foi para fora. Ludmila e Yasmin também foram incisivas no ataque, com Ludmila exigindo uma boa defesa de Cata Coll e Yasmin cruzando para Gabi Portilho, que foi desarmada na hora do chute.
A Espanha teve poucas chances de ataque no primeiro tempo. Jenni Hermoso tentou um chute de fora da área, mas Lorena fez uma defesa segura. A defesa brasileira se mostrou sólida e garantiu que a Espanha não conseguisse criar grandes ameaças.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o Brasil ampliou a vantagem com um gol de Gabi Portilho. Yasmin fez um cruzamento pela esquerda e Portilho completou de primeira, marcando o segundo gol brasileiro e indo para o intervalo com um 2 a 0 confortável.
O segundo tempo começou com a Espanha tentando reagir. Paralluelo, que foi uma das principais jogadoras da Espanha, teve duas oportunidades de marcar. Ela tentou um chute de fora da área que foi defendido por Lorena e também teve um cabeceio após cobrança de escanteio, que passou perto do gol.
O Brasil continuou a dominar a partida e chegou ao terceiro gol em um contra-ataque rápido. Priscila recebeu pela esquerda e passou para Adriana, que finalizou de primeira, acertou o travessão e na sobra, Portilho ajudou Adriana a marcar o terceiro gol.
Com o 3 a 0, o Brasil relaxou um pouco e a Espanha aproveitou para reduzir a diferença. Em uma cobrança de escanteio, Hermoso fez um passe de cabeça para Paralluelo, que completou para as redes, diminuindo o placar para 3 a 1.
Lorena, a goleira brasileira, fez defesas importantes para manter a vantagem. Ela fez uma defesa espetacular em um chute colocado de Alexia Putellas e outra defesa crucial em um chute mais baixo de Putellas, garantindo que o Brasil permanecesse à frente no marcador.
A pressão espanhola aumentou no final do jogo, mas o Brasil conseguiu se manter firme. Kerolin aproveitou um novo erro da defesa espanhola, após um recuo curto de Hernández, e finalizou por baixo das pernas de Cata Coll, marcando o quarto gol brasileiro e selando a vitória.
Paralluelo ainda conseguiu marcar mais um gol para a Espanha, mas foi tarde demais para uma nova reação. O jogo terminou com um 4 a 2 favorável ao Brasil, que agora se prepara para enfrentar os Estados Unidos na final do torneio, que ocorre no próximo sábado (10). Espanha e Alemanha disputarão a medalha de bronze na sexta-feira (9).