Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Esporte

Piauí encerra Copa Norte-Nordeste de Ciclismo com oito medalhas e 6ª colocação geral

02/09/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-39df33ca932a1f0c1f.jpg (Foto: Ascom)
P40G-IMG-39df33ca932a1f0c1f.jpg (Foto: Ascom)

A seleção piauiense de ciclismo encerrou participação na 46ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo, evento oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), neste domingo (1º), em Teresina, com um saldo de oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze, conquistando a 6ª colocação no quadro de pontuação por estados. A última disputa neste domingo foi a prova de Circuito, uma competição por equipes, dividida em baterias por categorias, mas com tempo de prova mais curto, em relação à prova de Resistência, realizada neste sábado (31). A seleção piauiense representou o Estado com 33 atletas. 

Após oito anos, a Copa Norte Nordeste voltou a Teresina. O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP), Fernando Correia Lima, agradeceu a todos os envolvidos na competição e diz que o sentimento é de dever cumprido. “Aqui é essa alegria, a gente assumiu esse compromisso no ano passado e ficamos muito alegres com a organização e com o empenho dos atletas. Essa é uma das maiores copas de todos os tempos e sou só alegria com todos os resultados que tivemos”, disse o presidente da FCP.

O principal destaque do Piauí foi o atleta Ramon Gomes Amorim, da Elite, que conquistou a medalha de bronze, ficando apenas atrás do atleta da Bahia, Renato Martins, e Bruno Sousa, do Tocantins, mas por uma diferença nos centésimos de segundos. O sprint final foi eletrizante e o tempo de Ramon 46min46s645. O campeão cruzou a linha de chegada com 46min46s033. O tempo de prova para a Elite foi de 50 minutos.


Antes da largada da primeira bateria, Fernando Correia Lima falou do sentimento triste de perda do pioneiro do ciclismo no Piauí e ex vice-presidente da FCP, Juarez França, que faleceu em 02 de janeiro deste ano. Por ele e pelo atleta e ex-presidente da Federação de Ciclismo Amazonense, Durval Santos Neto, falecido em 31 de julho, todos fizeram um minuto de silêncio.

O grande nome do evento foi o baiano Luiz Fernando Bomfim de Almeida, 18 anos, da categoria Júnior. Ele conquistou três medalhas de ouro nas três disciplinas. Ele é o campeão brasileiro deste ano no CRI e vice-campeão brasileiro de ciclismo de estrada. Além disso, neste ano ele conquistou medalha de bronze no Campeonato Pan Americano de Ciclismo, na prova CRI, disputado em São Paulo. “O segredo para se destacar é treinar com dedicação, seja nos dias de sol, de chuva, mesmo nos dias difíceis, quando não há vontade para treinar”.

 As outras sete medalhas do Piauí foram conquistadas nas disciplinas de sexta-feira (Contrarrelógio Individual – CRI) e Resistência, no sábado. Socorro Vasconcelos, da elite, que conquistou bronze na Resistência, ficou na 7ª colocação no Circuito. A campeã do Circuito foi Brenda Simões, do Amapá. João de Deus Soares Filho conquistou ouro na Master D-2 e Valfredo de Oliveira levou o bronze na Máster D-1, ambos no CRI.

A piauiense Sofia Ribeiro conquistou prata na Resistência. Ana Mell Fernandes, de 14 anos, que conquistou bronze na Resistência, ficou na 5ª colocação no Circuito, sendo a campeã Elisa Gomes, da seleção paraense. Ana Mell conta que teve uma preparação intensa para a copa com treinos em subidas e estradão. “Treino oito horas por semana e dei o meu melhor; estou feliz pelo alto nível dos estados e pela minha medalha”, disse a atleta. 

O único piauiense a conquistar duas medalhas nesta Copa foi Lindomar Ferreira, sendo prata no CRI e bronze na Resistência. Ele já tem em sua galeria 25 medalhas em copas Norte e Nordeste de Ciclismo. No ano passado, em Rondônia, obteve ouro, prata e bronze. “Em 2023, fui campeão brasileiro de máster, em Palmas. Nenhum outro piauiense conquistou esse título. É difícil ter dedicação total ao esporte, quando temos tantas responsabilidades, como família e trabalho. Essa copa teve um alto nível das seleções e o Piauí conseguir oito medalhas e completar as provas faz com que estejamos entre os seis estados melhores colocados”, destacou Lindomar.

 

Portal O Dia

Facebook