23/09/2024 - Jesika Mayara
O Brasil escolheu o filme "Ainda Estou Aqui" para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira (23), e a estreia nacional está marcada para o dia 7 de novembro.
O longa, dirigido por Walter Salles, já vem conquistando elogios internacionais e foi premiado com o Melhor Roteiro no Festival de Veneza, destacando-se entre a crítica estrangeira como um forte concorrente para o Oscar. A Academia de Hollywood divulgará a lista de pré-selecionados no dia 17 de dezembro.
"Ainda Estou Aqui" é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a vida de sua mãe, Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro (em fases diferentes da vida). Eunice se tornou uma das maiores ativistas de Direitos Humanos no Brasil após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar em 1971.
O filme aborda temas importantes como memória, luta por justiça e o impacto pessoal e familiar de períodos sombrios da história brasileira. A atuação de Fernanda Torres foi amplamente elogiada, enquanto a participação de Fernanda Montenegro marca o reencontro entre a atriz e Walter Salles, que anteriormente trabalharam juntos em "Central do Brasil" (1998), o último filme brasileiro a ser indicado ao Oscar.
Concorrência para Oscar 2025
Além de "Ainda Estou Aqui", outros filmes brasileiros estavam na disputa pela vaga no Oscar, como:
"Cidade Campo", de Juliana Rojas
"Levante", de Lillah Halla
"Motel Destino", de Karim Aïnouz
"Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges
"Sem Coração", de Nara Normande e Tião
A unanimidade na escolha de "Ainda Estou Aqui" reflete a confiança na qualidade da produção, especialmente após sua recepção calorosa no Festival de Toronto. Críticos internacionais já apontam o longa como um dos favoritos na corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Exibição no Brasil
Antes da estreia oficial em novembro, o filme será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre 17 e 30 de outubro, proporcionando ao público brasileiro a chance de conferir a obra antes de sua candidatura oficial ao Oscar.
A expectativa agora é pela lista de pré-selecionados, onde "Ainda Estou Aqui" pode levar o Brasil a uma nova indicação, quase três décadas após o sucesso de "Central do Brasil".
Portal O Dia