28/09/2024 - Redação
Da Redação
A New Motos, concessionária Honda para Picos e grande região, realizou na manhã deste sábado, dia 28, o lançamento da nova Biz 125, a segunda moto mais vendida do Brasil em 2023, com mais de 215 mil unidades emplacadas. O modelo 2025 muda completamente seu visual. Além de um design atualizado, a Biz recebeu um novo motor de 125cc, para atender às regras de emissões do Promot 5.
Com isso, sai de linha a versão de 110 cc e a Biz passa a ser vendida nas versões EX e ES, porém ambas com o motor de 125 cc. As versões se diferenciam pelas rodas – de liga-leve, na EX, e raiadas, na ES -, pelo freio a disco e também pelo motor flex, itens exclusivos da versão topo de linha, EX.
A motoneta tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. A Biz ES tem nas cores preta, branca e vermelha à venda, enquanto a EX oferece a opção azul fosco, branco perolizado e vermelho.
O que mudou na Biz 2025?
Visualmente, a nova Honda Biz 2025 parece mais moderna. Ainda mais na versão EX, que ganhou luzes de rodagem diurna em LED no escudo frontal. O face-lift, porém, manteve a identidade característica da motoneta.
Do ponto de vista prático, a parte da traseira do escudo conta agora com um porta objetos aberto, à esquerda. O espaço comporta uma garrafa tipo squeeze, um telefone celular ou pequenos itens. Há ainda um gancho central para levar bolsas ou sacolas.
A boa notícia é que a tomada USB-C, antes sob o assento, no modelo 2025 fica ao lado da chave de ignição em ambas as versões. Um dos grandes trunfos da Biz, o seu porta objetos debaixo do assento teve seu desenho otimizado para melhor aproveitar o espaço.
Outra novidade, comum a ambas, está no painel de instrumentos. Com novo formato e totalmente digital, traz além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, um útil indicador de marcha engatada.
Uma das principais motivações para as mudanças na Biz 2025 foi a necessidade de adequar o motor à quinta fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (o tal Promot 5). Embora preserve a arquitetura do motor usado na Biz 125 anterior, o monocilíndrico arrefecido a ar é novo.
O câmbio continua rotativo e semiautomático, com quatro marchas. A novidade fica por conta do freio traseiro que, na Biz 2025, passa a ser acionado por um manete no punho esquerdo. O sistema aproxima o funcionamento dos freios da Biz ao das scooters, pois não há pedal de freio no modelo 2025 da motoneta.
Desta maneira, tanto a Honda Biz 125 EX como a Biz 125 ES tem uma alavanca no punho esquerdo, que aciona o freio traseiro e o dianteiro, no sistema combinado (CBS). Já a alavanca no punho da direita comanda somente o freio dianteiro, a disco na Biz 125 EX e a tambor na Biz 125 ES.