29/10/2024 - Redação
Por João Paulo Leal – Da Redação
Na manhã de hoje, terça-feira (29), o Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges foi palco da palestra de encerramento da campanha Outubro Rosa em Santana do Piauí, iniciativa voltada para a conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
O evento de encerramento contou com a participação de profissionais da área de saúde, como ginecologista, educadora física, nutricionista, dentre outros que reforçaram o compromisso da administração com políticas públicas voltadas para a saúde feminina.
Durante a palestra, a ginecologista e obstetra, Talita Barros, abordou os principais fatores de risco e sintomas do câncer de mama e do colo do útero, além da importância do acompanhamento médico regular. Ela frisou a necessidade do autoexame e da realização de mamografias periódicas. “A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Não se trata apenas de diagnosticar, mas de educar a população para se prevenir”, destacou.
A nutricionista Ellen Leal e as acadêmicas de Nutrição, Ana Clara Santos e Jucilene Soares, trouxeram dicas para uma alimentação saudável e seu papel na prevenção de doenças. Em suas falas, destacaram alimentos ricos em antioxidantes e nutrientes que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. “Uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e grãos, auxilia no bem-estar e no funcionamento do organismo, prevenindo doenças”, reforçaram.
Presente no evento, a prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, destacou a importância de ações como o Outubro Rosa. “Investir em saúde é investir no futuro da nossa cidade. Aqui, nós empenhamos todos os esforços para garantir que nossas mulheres tenham acesso a exames preventivos e informações sobre o autocuidado”, declarou a gestora santanense, agradecendo também a equipe de saúde pelo trabalho ao longo da campanha.
O secretário de Saúde, Ricardo Carvalho, reforçou a importância do diagnóstico precoce e do acesso aos exames preventivos. “O câncer de mama, quando detectado cedo, tem até 95% de chance de cura. Nosso objetivo é garantir que toda mulher tenha acesso ao exame de mamografia e ao Papanicolau”, explicou.
Ao final do evento, autoridades, profissionais de saúde e mulheres presentes participaram do “Aulão de Educação Física” com a educadora física Daiana Moura e em seguida o sorteio de brindes entre as participantes da palestra. Também estiveram presentes, a secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira, o secretário de Obras, Tizé e os vereadores eleitos Lairton Carvalho e Felipe do Leite.