Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Incêndio atinge diversas localidades em Sussuapara e preocupa moradores

29/10/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-ac081d7cf4a228e46f.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-ac081d7cf4a228e46f.jpg (Foto: Cidades na Net)

Na tarde desta terça-feira, 29 de outubro, um incêndio de grandes proporções atingiu diversas áreas de Sussuapara, afetando tanto zonas rurais quanto a área urbana. Entre as localidades impactadas estão Salinas, Escondido, Lagoa dos Negros e outras regiões, onde o fogo consumiu a vegetação, impulsionado pelo clima seco e pelas altas temperaturas típicas do período conhecido como B-R-O Bró, que compreende os meses de setembro a dezembro.

O incêndio começou ainda na segunda-feira, 28, em uma área de difícil acesso na Chapada, e, apesar dos esforços de contenção, se alastrou rapidamente, atingindo regiões habitadas na terça-feira. Na área do bairro Santa Luzia, a situação se tornou especialmente crítica, com as chamas avançando perigosamente perto das residências. Vídeos gravados por moradores mostram o fogo a poucos metros das casas.  

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e, no entanto, o carro-pipa da Prefeitura Municipal chegou primeiro aos focos de incêndio, e se mobilizou para controlar as chamas e proteger as áreas residenciais.

Até o fechamento desta matéria, não foram registrados feridos.

B-R-O Bró: um período propenso a incêndios

O período do B-R-O Bró é marcado pelo calor intenso e pela baixa umidade do ar, condições que tornam o ambiente favorável a incêndios, tanto acidentais quanto causados por ações humanas. Durante esses meses, o clima árido e seco facilita a propagação do fogo, muitas vezes iniciado por pequenas faíscas, resíduos de vidro que refletem o calor, fogueiras mal apagadas, bitucas de cigarro ou até mesmo queimadas descontroladas.

Além das condições climáticas, outras causas comuns de incêndios durante o B-R-O Bró incluem a ação humana, como queimadas irregulares em áreas rurais para limpeza do terreno, bem como o descuido com fogueiras e bitucas de cigarro jogadas em locais secos. Resíduos de vidro ou metal, como latas e garrafas, também representam risco, pois podem refletir a luz do sol e concentrar calor suficiente para iniciar um fogo. Em alguns casos, atos criminosos ou negligência provocam intencionalmente os incêndios.

 

 

Cidades na Net

Facebook