Picos(PI), 22 de Novembro de 2024

Matéria / Saúde

5 minutos por dia subindo escadas já pode ajudar a controlar pressão alta

19/11/2024 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-194e3a60d113c0b50b.jpg (Foto: Freepik)
P40G-IMG-194e3a60d113c0b50b.jpg (Foto: Freepik)

Subir escadas ou andar de bicicleta por apenas cinco minutos ao dia já proporciona benefícios para o controle da pressão arterial. É o que mostra um estudo britânico publicado revista científica Circulation.

No entanto, a pesquisa, que analisou dados de mais de 14 mil voluntários por dispositivos nas coxas para medir a pressão arterial em tempo real, apontou que, para alcançar resultados mais significativos, o tempo ideal de exercício varia entre 10 e 27 minutos diários -- essa prática poderia reduzir em até 10% o risco de complicações cardiovasculares.

As atividades diárias dos participantes foram classificadas em seis grupos, variando desde o sedentarismo — como dormir, ficar sentado ou em pé — até exercícios intensos, como correr, pedalar ou subir escadas.

16 minutos em movimento e 10 horas parado

Os participantes dedicavam, em média, 16 minutos diários a atividades intensas, enquanto passavam cerca de dez horas em atividades sedentárias e sete horas dormindo. Os pesquisadores observaram que, mesmo com apenas cinco minutos de exercícios intensos por dia, já era possível notar pequenas melhorias na pressão arterial.

"As descobertas ressaltam o potencial de pequenas doses diárias de atividade física para ajudar a gerenciar a pressão arterial", afirmaram os autores do estudo.

Dormir é bom, mas não em excesso

A pesquisa também analisou os impactos de outras atividades, como caminhar e dormir. Os cientistas destacaram que a intensidade da caminhada é um fator determinante: quanto mais vigorosa, maior o impacto no controle da pressão arterial. Contudo, neste estudo, os resultados não foram significativos para caminhadas leves ou moderadas.

O sono, por sua vez, demonstrou efeitos benéficos para indivíduos sedentários, possivelmente devido a processos restauradores ocorridos durante o descanso. Entretanto, o excesso de sono entre pessoas que já tinham uma boa qualidade de descanso mostrou-se associado a piora na pressão arterial.

 

SBT News

Facebook