Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Nacional

Hugo Motta é eleito o novo Presidente da Câmara dos Deputados

02/02/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-4901a9f30c9b1b5830.jpg O parlamentar foi eleito em primeiro turno, com 444 votos (Foto: Agência Câmara de Notícias)
P40G-IMG-4901a9f30c9b1b5830.jpg O parlamentar foi eleito em primeiro turno, com 444 votos (Foto: Agência Câmara de Notícias)

 

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026.

O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos.

Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.

Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

Sessão Preparatória. Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB)

 

Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno.

Em seu primeiro discurso após ser eleito para o cargo, Motta fez uma defesa da democracia. Ele repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto sob aplausos do Plenário, e reafirmou “ter nojo da ditadura”.

Hugo Motta (Republicanos-PB) é eleito presidente da Câmara com 444 votos,  mas sem recorde | Band

 

Segundo Motta, o povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele. O novo presidente afirmou que não há ninguém acima da democracia. “Tenho certeza que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar”, afirmou.

“Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontraram no Legislativo uma barreira como sempre encontraram na história”, discursou Motta.

Sessão Preparatória. Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB)

 

Presidente mais novo

Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização.

Motta começou cedo na política e exerce atualmente o quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos.

Na primeira vez que tomou posse na Câmara, em 2011, Hugo Motta fora eleito o deputado mais jovem, aos 21 anos, idade mínima para assumir o cargo, segundo a Constituição.

Atualmente aos 35 anos, Hugo Motta também está na idade mínima para ocupar o cargo de presidente da República, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória, depois apenas do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

No primeiro mandato, Hugo Motta ainda era estudante de medicina. Por causa da eleição para a Câmara, teve de se transferir da Faculdade de Medicina Nova Esperança, em João Pessoa, para Universidade Católica de Brasília, onde concluiu o curso em 2013.

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados - O Mundo Diplomático

Sessão Preparatória. Dep. Arthur Lira (PP - AL) e Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB)

 

Mesa Diretora

Além do novo presidente, os deputados também votaram para os integrantes da Mesa Diretora. O placar ainda será anunciado.

Conforme acordo entre os líderes partidários do bloco que apoiou Motta, a indicações foram:

- 1º vice-presidente: Altineu Côrtes (PL-RJ)

- 2º vice-presidente: Elmar Nascimento (União Brasil-BA)

- 1º secretário: Carlos Veras (PT-PE)

- 2ª secretária: Lula da Fonte (PP-PE)

- 3º secretário: Delegada Katarina (PSD-SE)

- 4º secretário: Sérgio Souza (MDB-PR)

- Suplentes: Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP); Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES); Paulo Folletto (PSB-ES); e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP)

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Facebook