04/04/2025 - Redação
“A implantação da Assembleia em Picos é uma prova de que essa região esteve presente na vida política do Piauí, desde a sua instalação”. Com essa fala, o ex-deputado Tadeu Maia abriu o seu discurso durante a sessão solene que a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou nesta sexta-feira (4) na Câmara Municipal de Picos.
A solenidade contou com a presença de 16 parlamentares em exercício. A iniciativa abre a programação dos 190 anos da Alepi. O objetivo do presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB), é demonstrar que o Legislativo está perto da população. “Essa sessão é uma expressão concreta do compromisso que assumimos com a interiorização das ações parlamentares, aproximando o Legislativo estadual das realidades vividas pelo povo do interior do nosso estado”, explicou o parlamentar.
Para marcar a importância da região para a história do Legislativo piauiense, foram homenageados 23 deputadas e deputados que representaram a região. Entre eles, Humberto Reis da Silveira, nome dado para a fundação que gere a TV e Rádio Assembleia, nascido em Jaicós (50 km de Picos). O ex-parlamentar é o recordista mundial em eleições, tendo sido escolhido pela população 13 vezes.
Representando os deputados da atual legislatura na tribuna, Fábio Novo (PT) disse que a comemoração dos 190 anos da Alepi não poderia começar em outra cidade. Ele lembrou que o representante picoense, Kleber Eulálio, foi o presidente da Assembleia Constituinte que promulgou a Constituição do Estado do Piauí, em 1989.
Mas a tônica dos discursos foi a importância do Legislativo para o fortalecimento da democracia. A ex-deputada Belê Medeiros destacou que os parlamentares são uma ponte entre a população e o poder Executivo.
Tadeu Maia lembrou que sem Assembleias, não há democracia: “O poder se divide em Executivo, Legislativo e Judiciário, mas é o poder Legislativo, o poder primeiro. O que representa o povo, onde o povo tem o direito de manifestar através de suas representações, as suas críticas, as suas necessidades, as suas reivindicações. O Poder Executivo governa para todos, mas governa só com os seus. O Poder Judiciário tem o poder de dirigir conflitos, mas é fechado. O Poder Legislativo não. No Poder Legislativo, estão representadas todas as correntes da sociedade. Estão os patrões, estão os operários, estão os nobres e os pobres”.
Além das homenagens, a Alepi levou para a Câmara Municipal de Picos uma amostra itinerante da exposição de fotos e outros arquivos históricos que vai fazer parte da programação comemorativa dos 190 anos da Casa.
Confira a lista de homenageados na sessão solene:
ABEL BARROS (in memorian)
ADALBERTO MOURA (in memorian)
ALBERTO MONTEIRO (in memorian)
ÁLVARO RODRIGUES (in memorian)
ANTENOR NEIVA (in memorian)
BARROS ARAÚJO (in memorian)
BELÊ MEDEIROS
CLÁUDIO TADEU FONSECA MAIA
HELVÍDIO NUNES (in memorian)
HUMBERTO REIS(in memorian)
IRMÃO ELIAS
ISAAC BATISTA DE CARVALHO (in memorian)
JOÃO DE MOURA SANTOS (in memorian)
JOSÉ NERI
JUDAS TADEU ANDRADE MAIA
KENNEDY BARROS
KLÉBER DANTAS EULÁLIO
MARILENE AGUIAR
OSCAR EULÁLIO (in memorian)
PABLO SANTOS
SÁ URTIGA (in memorian)
SEVERO EULÁLIO (in memorian)
WARTON SANTOS
CARLOS LUÍS NUNES DE BARROS (in memorian)
Com informações de por Katya D'Angelles (Ascom ALEPI)
Edição: João Paulo Leal - Picos 40 Graus
Fotos: Gelimar Moura e Ascom Alepi