23/04/2025 - Redação
A temporada chuvosa no Piauí ainda não terminou, mas as temperaturas vêm subindo, sobretudo em Teresina, em meio à escassez de precipitações. Quase 130 municípios já foram oficialmente declarados em situação de emergência pela “seca verde” — fenômeno em que a estiagem se instala mesmo durante o período considerado chuvoso.
Este inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica: várias localidades registraram menos da metade do volume esperado. Para amenizar esse déficit, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos eventos chuvosos nos últimos dias de abril, graças à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) combinada a um sistema frontal proveniente do Atlântico Sul.
Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, “esperam-se instabilidades principalmente no norte e litoral, na Grande Teresina e na região dos Cocais, com bom aporte de umidade também na planície litorânea e na calha do Rio Parnaíba, próximo ao Maranhão”.
O órgão reforça que essas precipitações são bem-vindas, mas não bastam para reverter o quadro de estiagem. A população deve acompanhar os alertas oficiais e adotar medidas de segurança, sobretudo em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos.
Calendário da temporada chuvosa no Piauí
Fonte: Portal O Dia