09/05/2025 - Redação
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Nesta sexta-feira, 9 de maio, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Bocaina participou do Encontro Presencial Piauí Escola em Tempo Integral, realizado em Teresina. O evento reuniu educadores, gestores e representantes de secretarias municipais de todo o estado, com o objetivo de discutir práticas pedagógicas voltadas à Educação Integral e ao fortalecimento da Aprendizagem Cooperativa e Solidária.
Com foco em uma formação cidadã mais ampla, o encontro teve como eixo central o debate sobre metodologias que favorecem não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento humano e social dos estudantes. Entre os temas abordados estiveram estratégias de ensino que valorizam o trabalho em equipe, a solidariedade e a construção coletiva do conhecimento.
A aprendizagem cooperativa foi apresentada como ferramenta essencial para a transformação das relações pedagógicas, promovendo ambientes mais participativos, colaborativos e alinhados com os princípios de justiça social.
Em contato com a redação do Cidades na Net, o secretário de Educação de Bocaina, José Iomar Barros, destacou a importância da participação no evento para o aprimoramento das políticas educacionais do município.

“A participação da equipe da SEME Bocaina reafirma o compromisso do município com uma educação pública de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes e alinhada com os princípios de justiça social e solidariedade. A experiência vivenciada no encontro servirá como base para a ampliação de estratégias pedagógicas que favoreçam a construção coletiva do conhecimento e o fortalecimento dos laços comunitários dentro e fora da escola”, afirmou o secretário.
A presença da equipe de Bocaina no evento estadual também reflete o comprometimento da gestão municipal com os avanços na área educacional. O prefeito Guilherme Macedo tem investido de forma contínua na melhoria da educação pública, tanto na infraestrutura quanto na valorização dos profissionais e no incentivo a práticas pedagógicas.




Fonte: Cidades Na Net