Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Cidades

Após ação criminosa, bairros de Picos enfrentam crise no abastecimento de água

Nova estrutura deve ser acionada para atender áreas mais afetadas

21/06/2025 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-a904cb74058d8bcb32.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-a904cb74058d8bcb32.jpg (Foto: Reprodução)

Moradores de Picos têm enfrentado dias difíceis por causa da falta de água. O problema, que afeta bairros como Morada do Sol e São José, foi provocado por uma interferência deliberada no sistema de captação da cidade.

Segundo o líder comunitário Fábio Charles, alguém com conhecimento técnico teria acessado o local e fechado as entradas de água dos quatro poços responsáveis pelo abastecimento. A ação não apenas interrompeu o fornecimento como também danificou parte do equipamento, agravando ainda mais a situação.

Com a rede comprometida, diversas ruas, especialmente em áreas mais altas, continuam com abastecimento irregular. Apesar do cenário, Charles destacou que a empresa responsável tem atuado de forma intensiva. “Estão trabalhando todos os dias, inclusive nos feriados, fazendo higienização, trocando tubulação, testando bomba e vazão. Estou percebendo uma grande vontade de resolver”, afirmou.

Uma das alternativas previstas para amenizar os impactos é a ativação de um novo reservatório, conhecido como Caixa Elevada, que deve entrar em funcionamento nos próximos dias para atender exclusivamente o Morada do Sol e parte do São José.

Outro ponto abordado por Fábio Charles diz respeito a dívidas herdadas da antiga concessionária. Segundo ele, a nova empresa descartou a possibilidade de cortes relacionados a contas antigas. “Quem está com a água cortada pode procurar atendimento para reativar, sem cobrança retroativa”, explicou.

O líder comunitário também reforçou que segue acompanhando de perto a situação e pediu o envolvimento da população. Ele não descartou acionar o Ministério Público caso não haja avanços concretos. “Se não houver solução, vamos buscar o Ministério Público. Mas, por enquanto, vamos esperar e apostar na boa vontade da empresa, que tem demonstrado disposição em resolver”, finalizou.

Fonte: Grande Picos

Facebook