23/06/2025 - Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Os próximos dias exigem atenção dos piauienses. A previsão é de queda nos níveis de umidade relativa do ar entre 22 e 28 de junho, com destaque para o extremo sul do estado, onde os índices devem atingir 30%, patamar considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nas demais regiões do Piauí, os valores devem girar em torno dos 40%.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o tempo seco deve se intensificar e afetar áreas amplas da região. “As condições atmosféricas podem se tornar adversas nos próximos dias. Os padrões higrométricos estarão bem abaixo da média para o período em praticamente toda a porção Sul do Estado. A partir da modelagem nacional, verificamos que as áreas impactadas serão toda a faixa cerradeira e sertaneja”, afirmou.
A baixa umidade representa riscos à saúde, principalmente para crianças e idosos, mais sensíveis ao ressecamento das vias respiratórias e aos desconfortos provocados pelo clima seco. A OMS considera índices abaixo dos 30% como estado de atenção.
Para minimizar os efeitos do tempo seco, a Defesa Civil orienta medidas simples, como manter a casa livre de poeira, hidratar-se com frequência, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e utilizar umidificadores. Também é importante manter limpos os filtros de aparelhos de ar-condicionado.
Fonte: Portal O Dia