24/06/2025 - Redação
(Foto: Arquivo PMPI)
(Foto: Arquivo PMPI)
O investimento em ampliação do efetivo policial, tecnologias e ações de inteligência, aliado à cooperação estreita entre as forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, tem contribuído para a diminuição dos crimes graves no Piauí. Dados recentes confirmam avanços importantes em diferentes áreas da segurança pública.
Conforme ressaltou o governador Rafael Fonteles, houve uma redução de 50% nos roubos de celulares, quase 30% nos roubos de veículos e mais de 30% nos homicídios dolosos. “Os números são significativos. Mas não estamos satisfeitos. Queremos reduzir ainda mais, com foco especial para diminuir a violência contra mulher e as mortes no trânsito, que ainda são expressivas”, afirmou.
O Pacto Pela Ordem, iniciativa que fomenta a integração entre as instituições, também tem apresentado resultados positivos, segundo Fonteles. “A curva do feminicídio caiu a partir de abril, porque estamos tendo mais possibilidade de atuar mais concretamente no monitoramento daqueles que já foram denunciados. O aperfeiçoamento da legislação tem ajudado o trabalho das forças de segurança a impedir que os crimes ocorram, e, quando ocorrem, termos a possibilidade de atuar de forma mais rápida em resposta. Também reduzimos em mais da metade os casos de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte. Estamos vencendo, mas a guerra é demorada”, explicou o governador.
Entre os próximos passos, está prevista a nomeação de 660 novos policiais militares, além da implantação, em agosto, do sistema de videomonitoramento na capital Teresina. A medida deverá ampliar o alcance das operações policiais e fortalecer o combate às organizações criminosas.