29/06/2025 - Redação
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
A Faculdade R.Sá, de Picos, esteve entre os destaques do mais importante encontro de comunicação do Nordeste. O curso de Jornalismo da instituição foi premiado em primeiro lugar na categoria Projeto Transdisciplinar, projeto de Extensão da Expocom, durante o Intercom Nordeste 2025, e garantiu presença na etapa nacional do evento, marcada para setembro, em Vitória (ES).
A conquista veio com um projeto que envolveu produção audiovisual e participação da comunidade, desenvolvido em sala de aula por estudantes. A iniciativa conquistou os jurados por aliar criatividade, prática e impacto social, critérios centrais da Expocom, mostra competitiva que integra o congresso e premia produções práticas dos cursos de comunicação.
Além da vitória na categoria de extensão, a instituição também foi destaque no segmento de filme de ficção (curta-metragem), onde ficou entre os quatro melhores trabalhos do Nordeste. Segundo o professor e coordenador do curso, Isael Pereira, a participação foi marcada por troca de experiências e reconhecimento. “Participamos do Intercom Nordeste 2025 com professores e alunos, levando trabalhos e vivências. Ficamos no top 4 em filme de ficção e ganhamos em primeiro lugar como melhor projeto de extensão do Nordeste, avançando para a etapa nacional. Essa premiação é um reconhecimento do esforço e do compromisso que a Faculdade R.Sá tem com a educação no nosso município”, afirmou.
O evento reuniu representantes de instituições de todo o Nordeste em uma programação diversificada, com palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos. A Faculdade R.Sá participou com resumos expandidos em diferentes grupos de trabalho e mostrou a força do jornalismo picoense ao integrar também o ambiente competitivo da Expocom.
A equipe responsável pelo projeto premiado é formada por Glenda Leal, Edislene Macêdo, Thaís Maryelle, Pedro Higor e Nayara Paiva. A repercussão positiva entre os congressistas reforçou a visibilidade do curso no cenário regional e serviu como incentivo para seguir promovendo ações que integrem ensino e sociedade.
A expectativa agora se volta para a etapa nacional, onde os estudantes picoenses disputarão com representantes de outras regiões do país.
Fonte: Cidades na Net