Picos(PI), 16 de Novembro de 2025

Matéria / Polícia

MP cumpre mandados e suspende empresas ligadas a grupo criminoso no PI e MA

03/09/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-c1a3b91754ac65ad3b.jpeg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)
P40G-IMG-c1a3b91754ac65ad3b.jpeg (Foto: Renato Andrade/Cidade Verde)

O Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a 3ª fase da Operação Barão Vermelho, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação nos estados do Maranhão, Piauí e Paraíba.

Um dos mandados foi cumprido em uma loja de assessórios de veículos localizada na Avenida Miguel Rosa, e uma distribuidora da área da Saúde na Avenida Valter Alencar.

Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão e 3 de interdição de pessoas jurídicas, que resultaram na suspensão das atividades de empresas, sendo duas delas de grande porte localizadas na capital piauiense.

De acordo com o MP, desde a primeira fase da operação, realizada em 2023, foi identificado um grupo estruturado com ações sofisticadas, sobretudo em esquemas de lavagem de capitais. As investigações apontam movimentações financeiras entre pessoas físicas e jurídicas, além de saques bancários de grandes quantias, que despertaram a atenção das autoridades.

A investigação também revelou que a organização atua não apenas no tráfico de drogas, mas também em crimes como falsificação de documentos de veículos, receptação de cargas roubadas ou desviadas, receptação de ouro de origem ilícita e agiotagem.

Além disso, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens ligados aos investigados, incluindo imóveis, veículos, embarcações e aeronaves pertencentes a pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

 

Cidade Verde

Facebook