18/09/2025 - Redação
(Foto: Instagram/Reprodução)
(Foto: Instagram/Reprodução)
A Defesa Civil passou a contar com novos equipamentos para reforçar o trabalho de prevenção a desastres no Piauí. Nesta quarta-feira (17), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou mais de 300 itens que serão usados nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).
Entre os materiais já recebidos estão 293 pluviômetros, quatro tablets, quatro aparelhos de GPS e um projetor. A lista deve crescer nos próximos meses, com a incorporação de um drone e 298 coletes para uso das equipes.



A iniciativa tem caráter educativo e prático, além de fortalecer a atuação comunitária na redução de riscos, também permitirá a criação de um banco de dados com informações sobre chuvas e áreas vulneráveis, recurso essencial para o planejamento durante o período chuvoso.
O projeto tem duração prevista de dois anos, entre 2025 e 2027, e deve alcançar os 12 territórios piauienses. A proposta é construir uma rede de monitoramento descentralizada, com participação direta das comunidades, voltada à segurança da população.
