Picos(PI), 15 de Novembro de 2025

Matéria / Geral

Incêndio atinge três municípios e destrói vegetação no Sul do Piauí

14/11/2025 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-b253bc6eec8b31d0ce.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-b253bc6eec8b31d0ce.jpg (Foto: Reprodução)

Um incêndio de grandes proporções atinge desde a quarta-feira (12) áreas rurais dos municípios de Simplício Mendes, Campinas do Piauí e Isaías Coelho, no Sul do estado. Segundo dados de satélite atualizados na tarde desta quinta (13), a área queimada já ultrapassa 22 km².

As chamas começaram na localidade Moreira, a cerca de 12 km da zona urbana de Simplício Mendes, e se espalharam rapidamente por conta da vegetação seca e dos ventos fortes. Mais de 150 pessoas, entre moradores, brigadistas e voluntários, participaram do combate ao fogo.

De acordo com o prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, o incêndio chegou a ser controlado durante a noite de quarta, mas voltou a se espalhar nesta quinta por conta do calor intenso.

“Esse fogo começou ontem pela manhã e se estendeu durante todo o dia. À noite conseguimos controlar, mas hoje, com o calor e o vento forte, ele voltou a se espalhar. A brigada de Simplício Mendes, com apoio de municípios vizinhos, carros-pipas e máquinas, está no local. O Corpo de Bombeiros e a Força Nacional também chegaram para reforçar. Já temos perdas de pastagens e animais, mas temos fé em Deus e nos profissionais que estão lá para controlar o fogo”, disse o prefeito.

O Corpo de Bombeiros do Piauí informou que o grupamento de Oeiras, responsável pela região, foi comunicado, mas o incêndio está sendo controlado pelas brigadas locais. A corporação disse que permanece de prontidão caso as chamas saiam do controle.

Uma equipe da Operação Protetor dos Biomas 2025, que reúne Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e forças federais, foi deslocada para Simplício Mendes na tarde desta quinta-feira para reforçar o combate.

A vegetação de mata seca segue sendo consumida pelas chamas, e moradores relatam dificuldade para salvar o gado e conter a perda de pastagens. As causas do incêndio ainda serão investigadas.

 

Cidade Verde

Facebook