25/02/2026 - Jesika Mayara
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta terça-feira (24), que as tratativas para a extensão do contrato do treinador Carlo Ancelotti estão em fase final e estão próximas de serem formalizadas.
Segundo o presidente da entidade, Samir Xaud, a assinatura do novo vínculo depende apenas de ajustes de natureza burocrática e jurídica antes de ser oficializado.
Xaud falou sobre o assunto durante um encontro com jornalistas na sede da CBF, no Rio de Janeiro, logo após a agenda com o presidente da La Liga, Javier Tebas.
O dirigente explicou que a confederação entende que um contrato de apenas um ano (como é o atual até a Copa do Mundo de 2026) é “muito pouco” para a continuidade do trabalho e o desenvolvimento de um projeto de longo prazo à frente da seleção.
“O que nós queremos é um trabalho de construção. Acreditamos que um ano é muito pouco para desenvolver um trabalho que deixe frutos e resultados”, afirmou o presidente da CBF ao justificar a busca pela renovação do acordo com o treinador italiano.
As conversas entre a CBF e Ancelotti tiveram início em outubro do ano passado e avançaram ao longo dos últimos meses, contando com o aval do técnico aos termos propostos pela entidade.
O novo contrato, segundo as informações obtidas, estenderia o trabalho de Ancelotti à frente da Seleção Brasileira até a Copa do Mundo de 2030, ou seja, para além do Mundial de 2026.
Fontes indicam que as condições gerais do acordo devem ser similares às atuais, com a manutenção de cláusulas referentes a bonificações por metas e conquistas ao longo do novo ciclo.
Ainda conforme as informações disponíveis, o italiano já ocupa a posição de treinador mais bem remunerado do mundo entre seleções nacionais, com um salário estimado em cerca de 10 milhões de euros por ano, cerca de R$63 milhões na cotação atual.
O contrato vigente, previsto para expirar após a Copa de 2026, contempla também um bônus adicional de 5 milhões de euros (aproximadamente R$31,7 milhões) caso o Brasil conquiste o hexacampeonato mundial no torneio deste ano.
Desde que assumiu a Seleção Brasileira em maio de 2025, Ancelotti comandou a equipe em uma série de partidas entre amistosos e jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.
De acordo com informações de resultados recentes, o italiano soma um histórico de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas sob seu comando, dados que refletem o desempenho da equipe antes do início da Copa de 2026.
Antes da disputa do Mundial na América do Norte, o Brasil tem agendados amistosos preparatórios contra França, Croácia e Egito nas próximas semanas, visando ajustar o elenco e o estilo de jogo para o torneio principal.
Diário do Poder