Picos(PI), 24 de Novembro de 2024

Matéria / Geral

Ambulantes entrarão na Justiça contra a Prefeitura para continuar trabalhando nas praças de Picos

Comerciantes irão nesta sexta-feira, 15, até a Defensoria Pública

15/06/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-9e50613c763bfa873d4.jpg (Foto: Foto/ Reprodução Facebook Eurípedes Pareira)
P40G-IMG-9e50613c763bfa873d4.jpg (Foto: Foto/ Reprodução Facebook Eurípedes Pareira)

Na tarde desta quinta-feira (14), uma reunião foi realizada com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Picos, dos proprietários de trailers das praças Felix Pacheco e Josino Ferreira e da Prefeitura.

O encontro, realizado no Auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), no bairro Canto da Várzea, teve o objetivo de debater a determinação do Palácio Coelho Rodrigues de transferir os trailers do Centro da cidade para o “Point Beira Rio”, na Avenida Beira Rio, no bairro Boa Sorte.

Os comerciantes alegam que a medida prejudicará sensivelmente o trabalho dos mesmos, tendo em vista a grande diferença entre o fluxo de pessoas que circulam no Centro e na Avenida Beira Rio.

Durante a reunião os ambulantes apresentaram um Projeto de revitalização das praças para a Promotora da 1ª Promotoria de Picos, Romana Leite Vieira e o presidente da Subseção da OAB, Frank Bezerra.

Após a reunião o comerciante, Eurípedes Parreira, que é mais conhecido como Pepeu, postou um vídeo em sua página no Facebook, onde ele e outros ambulantes que estiveram no Ministério Público do Trabalho se dizem insatisfeitos pelo fato dos representantes da Prefeitura não quererem diálogo.

“O secretário do Desenvolvimento Econômico [Iata Rodrigues] está irredutível, disse que juntamente com o secretário de Meio Ambiente [Filomeno Portela] e o prefeito [Padre José Walmir de Lima (PT)] vai tirar todos os ambulantes das praças. Eles dizem que a Avenida Beira Rio continua a única alternativa e o tal Shopping Popular. O que nos dá esperança é que a Comissão do Direito Municipal da OAB de Picos se posiciona a favor dos ambulantes. O Ministério Público também sinalizou que as praças tem que ter quiosques”, pontuou Pepeu.

O comerciante informou que depois de orientados pelo MPE e a OAB os ambulantes ingressarão com uma ação na Justiça comum contra Prefeitura pleiteando o direito de continuar trabalhando nas praças. “Amanhã estaremos indo para a Defensoria Púbica para ver se a gente consegue meios judiciais para barrar essa ação da administração que vai trazer problemas para centenas de famílias em Picos”, frisou Pepeu.

Em outra reunião realizada na Prefeitura, na última terça-feira (12), o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Iata Rodrigues, já havia informado que a transferência dos trailers do Centro para Beira Rio era um processo irreversível. Na oportunidade ele também alegou que o Código de Postura do Município dava total respaldo para que a Prefeitura tomasse essa medida. A inauguração do “Point Beira Rio” inclusive está prevista para acontecer no próximo dia 02 de julho, durante a programação do São João de Picos.

Já o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Filomeno Portela, disse recentemente a imprensa picoense que após a desocupação das praças a pasta dará início ao processo de revitalização desses logradouros públicos, apesar dos poucos recursos.

 

Fonte: Portal O Povo

Facebook